![]() |
Eduardo Prado (foto: Aqruivo) |
Para o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Eduardo Prado de Oliveira, “o aumento da capacidade de investimento dos estados da Região Nordeste é uma demanda legítima, pois todos carecem de maiores investimentos em áreas como educação, saúde, segurança pública, saneamento e transporte. Porém, o mais importante é que esse movimento seja bem planejado para não comprometer o futuro.”
No caso de Sergipe, e conforme dados do Tesouro Nacional (STN), em 2011, a relação entre a Dívida Consolidada Líquida (DCL) e a Receita Corrente Líquida (RCL), uma medida do endividamento dos estados do país, revelou que a relação de Sergipe é de 47,7%. Essa porcentagem representa o quanto das receitas arrecadadas no estado está comprometido com o montante das dívidas líquidas. “É um percentual que indica ser possível a Sergipe captar recursos para novos investimentos, especialmente em despesas de capital”, reforça Eduardo.
Neste sentido, o PROINVEST é uma das alternativas encontradas pelo Governo Federal para apoiar a continuidade do desenvolvimento dos estados, sem a sua ingerência direta, permitindo que analisem suas necessidades e façam as mais corretas aplicações.
Diante desse cenário, os 16 estados habilitados a esses financiamentos, estão se mobilizando por enxergarem neles uma possibilidade de melhorarem suas estruturas sociais, o que não seria possível sem os recursos desses investimentos.
Fonte: Ascom Fies
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B