Sedetec acompanha crescimento das indústrias de Socorro

Empresas estão crescendo em Socorro (Foto: Jairo Andrade/ Ascom Sedetec)

Apesar de ser o menor dos Estados brasileiros, Sergipe possui uma localização geográfica privilegiada, no eixo central dos principais mercados do Nordeste e os melhores dados socioeconômicos da região. A concentração industrial se encontra em distritos localizados, além de Aracaju, nos municípios de Estância, Propriá, Boquim, Itabaiana, Tobias Barreto, Lagarto, Maruim, Itaporanga D´Ajuda, Carmópolis e Nossa Senhora do Socorro. Este último atualmente possui cerca de 50 empresas instaladas e é o que mais se destaca pela diversidade de negócios.

Nesta semana, o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Tecnologia e Ciência (Sedetec), Saumíneo Nascimento, juntamente com os diretores e presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), Décio Portella, visitou três fábricas do Distrito Industrial de Socorro: Semam (Engenharia Industrial), Prometal (Móveis Tubulares) e Trustnorth (confecções unissex).

“Temos acompanhando as visitas técnicas da diretoria da Codise aos empreendimentos industriais que receberam os incentivos do Governo do Estado de Sergipe, a fim de conhecermos a realidade efetiva em relação ao que foi previsto nos projetos, conhecermos outras demandas que os empresários têm e que o Estado pode apoiar e verificar os processos produtivos e perspectivas mercadológicas”, detalha o secretário.

A Semam é uma das maiores empresas nordestinas especializadas em estruturas metálicas. Sua indústria está sediada em uma área de 18.000m², com capacidade instalada para produzir 1.200 toneladas de estruturas por mês. Fundada em 1993 pelo engenheiro mecânico Sérgio Murilo Almeida Machado, a fábrica iniciou as suas atividades como uma metalúrgica prestadora de serviços nas áreas de manutenção industrial, usinagem e caldeiraria.

Segundo Sérgio Murilo, a Semam conquistou negócios em empresas de grande porte como Petrobras, Vale do Rio Doce, Odebrecht, Queiroz Galvão, Votorantin, entre outras. “Fomos implementando novas tecnologias gradativamente e, em 2008, com a conclusão de uma grande obra, que foi a Usina Campo Lindo, começamos a migrar exclusivamente para um único item que é a construção metálica. Fomos buscar isso fora do Brasil, na Inglaterra, Alemanha, Itália e EUA, daí não paramos. Estamos cada vez mais nos aprimorando”, explica o diretor presidente.

Atualmente, a Semam possui uma moderna indústria de estruturas metálicas equipada com tecnologia de última geração, pessoal especializado e capacidade para atender aos diversos segmentos econômicos que demandam construções baseadas nesta nova tecnologia.

“Comecei com um galpão de 600m². Hoje temos uma área utilizável de 24.000 m² e precisando ainda de mais uns 20.000m². Nós geramos aqui quase 400 empregos diretos, sendo que iniciei apenas com seis pessoas. Atribuo todo esse crescimento a seriedade do nosso trabalho, além da transparência com o cliente, passando confiabilidade com qualidade. Pra mim isso é o mais importante dentro do segmento empresarial”, ressalta Sérgio.

Mila e Trustnorth

Fundada em 1991, a Mila começou com a fabricação de móveis tubulares, sempre aplicando tecnologia ao produto. Em 2002, começou a fabricar cozinhas de aço, sendo a única Indústria de Cozinhas de Aço do Nordeste. “Tudo é fabricado aqui é distribuído para toda região nordestina. Nosso objetivo é crescer atendendo as necessidades do nosso cliente, zelando pela qualidade do nosso produto, respeitando o consumidor que vai adquirir um móvel durável”, afirma o diretor Aloísio Abreu.

Aloísio relata ainda que, em 2007, a empresa se modernizou automatizando todo processo produtivo, implementando uma linha de pintura e tratamento superficial contínua Spray/Epoxi aplicando toda tecnologia disponível no mercado para alcançar o máximo em qualidade dos seus produtos.

“Iniciamos apenas com seis funcionários em um galpão de 660 m², atualmente conta com quase 120 colaboradores em uma área de 16.000 m², sendo 8.000 m² de área construída”, detalha o diretor, acrescentando que existe a perspectiva de ampliação. “Vamos trabalhar com a parte de perfilados, que é totalmente novo, um produto diferenciado. No próximo ano chegarão máquinas novas para a gente começar a atuar”, relata Aloísio.

Já a empresa Trustnorth, iniciou suas atividades em Sergipe em 2002. “Ela foi fundada em São Paulo e é a fábrica mais conhecida no Brasil em termo de camisaria. A gente trabalha para as grandes grifes do país. Aqui no Estado, empregamos 450 pessoas diretamente, mas no início do próximo ano vamos chegar a 500 funcionários. O nosso projeto inicial eram apenas 70 funcionários. Estamos discutindo agora a ampliação”, finaliza o gerente administrativo financeiro, João Carlos Biack.

“Nestas três empresas visitas tivemos, mais uma vez, a grata satisfação de verificarmos que o número de empregos gerados está bem acima do planejado e com renda para a população local. Este é o principal foco de atenção do governador Marcelo Déda e do governador em exercício Jackson Barreto, de que estes empreendimentos tragam emprego e renda para a população sergipana e, felizmente, é isto o que estamos verificando nos empreendimentos que estamos visitando”, diz Saumíneo ao ressaltar que Sergipe está se consolidando como um ponto de produção de bens para atender a demanda da Região Nordeste. “Em todas as empresas visitadas, recebemos notícias de mais expansões com aumento de capacidade instalada e novos empregos”, conclui.

Fonte: Ascom Sedetec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais