![]() |
Empresários debatem desenvolvimento sustentável (Fotos: Cássia Santana) |
A gestão dos resíduos sólidos e a pavimentação das cidades são as grandes armas para promover o desenvolvimento sustentável no Brasil. A opinião é do pesquisador Sabetai Calderoni, presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Ibrades), que, no início da tarde desta quinta-feira, 31, ministrou palestra para empresários sergipanos sobre o tema, atendendo convite da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Durante o encontro do pesquisador com a classe empresarial, o secretário de controle interno da Prefeitura de Aracaju, Leon Schuster, anunciou que a PMA está construindo uma parceria com Ibrades para criar uma Central de Reciclagem para atender a demanda dos municípios que compõem a região metropolitana, com a finalidade de produzir energia elétrica.
Serão investimentos na ordem de R$ 100 milhões, que deverão ser feitos pela iniciativa privada, segundo o secretário. A contrapartida da prefeitura seria a concessão da área, cujo terreno ainda não foi identificado. O secretário garante que a PMA está buscando a viabilidade. “Vamos fazer licitação para escolher a empresa que fará o investimento”, informou o secretário.
![]() |
Calderoni defende PPP para promover projetos sustentáveis |
Os benefícios com a Central de Reciclagem serão imensuráveis, na ótica do secretário. “Pelos cálculos mais simples, a prefeitura terá uma economia de 50%”, considerou Leon Schuster. Ele diz que no atual modelo para recolher os resíduos sólidos de Aracaju, a PMA ocupa uma área de 100 hectares e, com a nova fórmula, será necessário uma área de apenas cinco hectares. “Não se aterrará nada mais e 98% do lixo será transformado em energia”, informou.
O secretário revelou também que já há também entrosamento com a Energisa para promover descontos na conta de energia elétrica para aqueles consumidores que fizerem a coleta seletiva e entregarem o lixo em pontos específicos de coleta administrados pela empresa distribuidora de energia elétrica. “Os descontos vão variar de acordo com a quantidade do lixo que o consumidor entregar. Ele poderá até zerar a conta de energia”, comentou.
Parceria Público Privada
Autor do livro “Os bilhões perdidos no lixo”, o presidente do Ibrades, Sabetai Calderoni, observa que os gestores públicos ainda não despertaram para os grandes benefícios da reciclagem do lixo e defendeu a Parceria Pública e Privada (PPP) para a implantação de centrais de reciclagem nos municípios brasileiros.
Ele garante que os investimentos são bem menores do que pensam os gestores. “Caro é uma cidade insustentável”, argumenta. “Estão enterrando aquilo que tem valor econômico e o grande desafio para transformar cidades sustentáveis é justamente a vontade política”, comentou em conversa com o Portal Infonet.
Apesar de reconhecer que os municípios sergipanos ainda andam na contramão da sustentabilidade ao manter verdadeiros lixões, o pesquisador destacou um trabalho que está em execução no município de Divina Pastora, onde há imóveis construídos com tijolos encaixáveis, produzidos a partir de entulhos da construção civil que se unem sem a necessidade de uso de cimento.
O encontro do pesquisador com os empresários foi promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O presidente da CDL, Samuel Shuster, não escondeu o entusiasmo com o debate. “Tem países que estão comprando lixo para fazer a reciclagem e aqui a gente produzindo muito lixo sem reaproveitá-lo”, considerou o empresário.
A classe empresarial também aplaude a iniciativa. “O empresário sendo consciente transmite para os prefeitos a necessidade de projetos sustentáveis. São iniciativas boas para todos os segmentos sociais”, considerou o empresário Augusto Herane, diretor da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro).
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B