![]() |
Rosimeire Barbosa (Foto: Divulgação Cohidro) |
Organizadas através da Associação de Moradores Maria José dos Santos, que compreende o Povoado Brejo e adjacências em Lagarto, as mulheres da comunidade solicitaram o apoio da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), para encontrar caminhos e orientação para a aplicação de políticas públicas que às beneficiem, na questão da geração de renda, desenvolvimento humano e requisição de direitos trabalhistas. A reivindicação resultou na reunião que aconteceu na tarde desta terça-feira, 19, na creche-escola da Entidade.
Gilvanete Teixeira, gerente do Perímetro Irrigado Piauí, foi quem recebeu a solicitação das moradoras e tratou de organizar o evento. “Organizadas pela ‘Meirinha’, essas mulheres, guerreiras, tem buscado seus objetivos em prol de conquistar o seu espaço e nosso escritório estará sempre aberto à recebê-las”, frisou Gilvanete que trouxe para reunião, à convite, o presidente da Cohidro Mardoqueu Bodano e diretores da Companhia; representantes do Sebrae, Banco do Nordeste (BNB), Sindicato de Trabalhadores Rurais e Prefeitura de Lagarto.
Coordenadora do núcleo feminino da Associação e diretora da creche-escola, Rosimeire Barbosa (Meirinha), representa as 120 famílias que constituem a Entidade. Ela enumerou as carências que ocorrem na comunidade as quais buscou a Cohidro para suprir. “Nossas mulheres, que são esposas de agricultores, muitas vezes perdem oportunidades por não ter uma mão de obra qualificada, para aproveitar, por exemplo, a pimenta que não passa na triagem das indústrias, que poderia ser usada na fabricação de geleia e outros subprodutos, o mesmo se aplica ao aproveitamento da folha da mandioca e da manipueira”, explicou Meirinha, lamentando ver os produtores desestimulados pelo desperdício.
Sobre a proposta de oferecer uma qualificação profissional, que dê alternativas de geração de renda a essas famílias, falou na reunião o representante do Sebrae de Lagarto, Jadson Vidal. “Existem uma série de atividades, projetos e ações de capacitação que a gente vai ter a maior satisfação de implantar aqui no Povoado, o que vai depender da mobilização e participação das moradoras.”, externou Vidal, que ainda explicou a facilitação que o Órgão oferece na formalização de pequenas empresas rurais e empreendedores individuais, outra requisição das mulheres do Povoado Brejo.
Benefícios
O coordenador do programa “Agroamigo” do Banco do Nordeste em Lagarto, Cristiano Santana, apresentou às mulheres da Associação de Moradores o “Pronaf Mulher”, linha de crédito específica para elas, que financia iniciativas agrícolas ou de empreendedorismo, em até R$ 15 mil. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagarto, Ginaldo Correia, foi convidado pela Cohidro para esclarecer, na reunião, dúvidas em relação aos direitos trabalhistas voltados a elas, expondo também um panorama das conquistas da sua entidade em favor dos sindicalizados.
“Quero parabenizar o Governo Estadual, que está cadastrando 54 dos nossos agricultores analfabetos que vão receber, cada um, R$ 300 para aprender assinar o próprio nome, através do programa ‘Mão Amiga’”, disse Ginaldo, aproveitando para cumprimentar pessoalmente na reunião, o presidente Mardoqueu que quando era deputado estadual, em 2009, foi o relator do projeto de lei do programa responsável por fornecer uma renda auxiliar aos agricultores na entressafra da cana-de-açúcar e laranja, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). Benefício agora estendido para a alfabetização desses trabalhadores rurais.
O Presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, parabenizou a iniciativa das mulheres do Povoado. “É uma satisfação poder por à disposição dos anseios da comunidade essa parceria, que sempre existiu, entre a Cohidro, Sebrae e BNB. Uma das principais metas do Governo Marcelo Déda é contribuir para com o desenvolvimento humano, nas comunidades rurais sergipanas valorizando o trabalhador rural, em ações e buscando, junto ao Governo Federal, subsídios para valorizar a agricultura familiar, que hoje é responsável por 70% do PIB brasileiro”, concluiu Mardoqueu, agradecendo a todos dirigentes que atenderam ao convite feito pela Companhia.
Fonte: Ascom Cohidro
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B