Reclamações: CCE, GBarbosa e Bradesco lideram ranking

Gilsa apresenta números a vereadores (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

No Dia Mundial do Consumidor, o Procon de Sergipe divulgou a relação das dez empresas que são alvo do maior número de reclamações devido à deficiência na prestação dos serviços no Estado. A relação foi apresentada aos vereadores de Aracaju no final da manhã desta sexta-feira, 15, em sessão especial promovida pela Câmara Municipal, atendendo requerimento do vereador Lucas Aribé (PSB). Os números foram revelados pela advogada Gilsa Brito, diretora do Procon de Sergipe, órgão de Defesa do Consumidor vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc).

Pela relação do Procon, a CCE, fabricante de eletroeletrônicos, lidera o ranking das reclamações, enquanto a rede de supermercado G. Barbosa se destaca em segunda colocação e o Bradesco, na terceira posição. Também estão relacionadas no rol dos maus prestadores de serviços a OI, empresa de telefonia fixa [4ª posição]; Energisa [5ª]; Lojas Insinuante/Ricardo Eletro [6ª]; Oi Internet [7ª]; Caixa Econômica Federal [8ª]; Claro TV [9ª] e a Oi TV [10ª].

Lucas Aribé (centro) preside a sessão especial

Entre as mais reclamadas, a CCE, o Bradesco e o G. Barbosa são destacadas como empresas que menos atendem às reclamações feitas pela clientela ao Procon. As empresas mais atenciosas com os clientes, em se tratando dos casos de reclamações registrados no Procon, são a telefonia fixa da Oi, Energisa, Lojas Insinuante/Ricardo Eletro e a Oi Internet, conforme a relação apresentada pela advogada Gilsa Brito à Câmara Municipal de Vereadores.

No ano passado, o Procon registrou 17.740 atendimentos a consumidores insatisfeitos com os serviços prestados. As maiores reclamações são concentradas contra estabelecimentos comerciais, serviços de internet, telefonia móvel e fixa. As áreas de produtos, assuntos financeiros, serviços essenciais, serviços privados, saúde, habitação e alimentos são as mais reclamadas, segundo o Procon.

A maioria das reclamações foi feita pessoalmente pelo consumidor, que concentrou 89,26% do total de atendimentos, seguido pelo processo eletrônico [9,8%], por telefone [0,94%] e apenas uma reclamação foi feita por e-mail.

Defesa

Poucos vereadores compareceram à sessão especial

O Portal Infonet tentou ouvir todas as empresas citadas, mas não obteve êxito. Apenas a Oi e a Caixa Econômica Federal se manifestaram por meio de notas enviadas à redação por suas respectivas assessorias de imprensa.

Na nota, a Oi diz que fez investimentos de R$ 6,6 bilhões no ano passado, tendo como foco a expansão da rede e na qualidade dos serviços. Para este ano, a companhia prevê investimentos superiores a R$ 6 bilhões em todo o país, destinados à expansão e melhoria da infraestrutura, novas tecnologias e melhoria de processos para assegurar a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços oferecidos aos clientes.

A Caixa diz que tem a preocupação constante com o atendimento ao cliente e realiza esforços no sentido de se adequar às leis e normas que legislam sobre o tempo de espera para atendimento. Na nota, a instituição revela que o banco investe em modernização de equipamentos, sistemas de Tecnologia da Informação, racionalização de processos, contratação de pessoal e na expansão da rede de atendimento. Na nota, a Caixa diz ainda que está fora do ranking de reclamações do Bancen há 22 meses.

As empresas Bradesco e G. Barbosa se comprometeram a dar um retorno posteriormente. Mas outras não se manifestaram. A assessoria de imprensa da Energisa, da Claro TV e da loja Insinuante/Ricardo Eletro não atenderam ao contato da Infonet e a CCE não respondeu ao e-mail enviado.

A assessoria de comunicação da Energisa entrou em contato com a redação na segunda-feira, dia 18, e enviou a seguinte nota: "Como a própria matéria da Infonet expõe ao afirmar que a empresa está entre as mais atenciosas – a Energisa se propõe sempre a atender a todos os clientes com qualidade, respeito, cordialidade e transparência. Prova disso são os investimentos que a empresa faz para:
• reduzir interrupções no fornecimento com construção de redes, de subestações, manutenções preventivas e corretivas, podas de árvores;
• adquirir tecnologia: Ligo Já (evita que o cliente fique esperando na fila), Energisa ON (aplicativo que disponibiliza solicitação de serviços), agência on line (www.energisa.com.br);
• capacitar pessoas através de cursos, treinamento, equipamentos, recrutamento, qualidade no trabalho;
• atender bem: agências modernas, Call Center próprio 24h por dia, todos os dias da semana;
• dentre outros.
Inclusive estamos firmando uma parceria com o Procon para disponibilizar um canal direto com o órgão a fim de mitigar rápida e eficientemente qualquer tipo de solicitação que chegue condizente com a Energisa"

O Portal Infonet permanece à disposição de todas as empresas citadas. As informações devem ser enviadas por e-mail: jornalismo@infonet.com.br.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais