Enaj debate alternativas para o empreendedorismo no país

Dirigentes de Juntas se reúnem em Aracaju (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet)

Desburocratizar o processo de abertura de empresas e transformar as Juntas Comerciais do Brasil como instrumento de parceria em defesa do empreendedorismo. Estes são os principais objetivos do I Encontro Nacional de Presidentes de Juntas que está sendo realizado em Aracaju, numa promoção da Associação Nacional dos Presidentes das Juntas Comerciais.

O Encontro foi iniciado nesta quarta-feira, 3, na capital sergipana com reuniões de grupos técnicos formados por procuradores, secretários gerais e de profissionais da tecnologia da informação das Juntas Comerciais de todos os Estados brasileiros.

Um dos maiores problemas enfrentados pelo órgão em nível nacional é a falta de tecnologia nos processos para abertura e fechamento de empresas. “Temos que avançar mais, precisamos fazer com que as ferramentas existentes funcionem”, considera o presidente da Associação Nacional dos Presidentes das Juntas Comerciais, Vinicius Mazza, que também preside a Junta Comercial de Sergipe.

Vinicius e Veríssimo: trocando experiências

O evento também funciona como um intercâmbio, no qual os representantes pretendem aplicar nos respectivos Estados as experiências exitosas. Sergipe, segundo Vinicius Mazza, vai exportar o novo sistema de gerenciamento de processos, que criou facilidades no mapeamento dos trâmites dos procedimentos adotados para abrir e fechar empresas.

Do Estado de Goiás, Sergipe pretende copiar o Vapt Vup, um procedimento que permite a abertura de empresa em 24 horas. O presidente da Junta Comercial goiana, Veríssimo Aparecido da Silva, explica que o projeto trouxe bons resultado no Estado devido às parcerias firmadas com órgãos de fiscalização, licenciamento ambiental e do tesouro fiscal no âmbito municipal, estadual e federal.

Sergipe pretende colocar em funcionamento este novo modelo ainda neste mês. “Hoje nós temos auditores emitindo o CNPJ dentro da Junta Comercial e até o final de abril finalizaremos as parcerias para implantar este sistema aqui em Sergipe”, comenta Vinicius Mazza.

A ideia é avançar ainda mais de forma que a abertura de empresa seja um processo mais rápido e sem burocracia. “Você não entrega a declaração de imposto de renda pela internet? Por que não podemos abrir uma empresa desta mesma forma?”, questiona Mazza. Esta alternativa está sendo debatida entre os presidentes das Juntas Comerciais e poderá ser uma realidade a ser implementado no Brasil a médio prazo.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais