![]() |
(Foto: Ilustrativa/Portal Infonet) |
Com o objetivo de chamar a atenção dos consumidores para a diferença que os tributos implicam ao preço final dos produtos, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), os movimentos de jovens empreendedores em vários estados brasileiros e instituições parceiras vão realizar manifestações, no dia 25 de maio, para marcar o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos. A expectativa da Conaje é que as mobilizações ocorram em mais de 20 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Em Aracaju o Posto Presidente da Gentil Tavares e o Posto BR da Coroa do Meio vão comercializar o produto mais barato.
A ação, que já parte do calendário nacional, pretende mostrar a alta carga tributária paga pelo cliente no Brasil, utilizando como exemplo o caso de itens do cardápio de restaurantes, cujo percentual de tributos chega a 32% ao final da conta, conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), e de combustíveis, como a gasolina, cujo percentual é ainda maior, equivalente a 53%.
Segundo o presidente da Conaje, Rodrigo Paolilo, apesar dos avanços conquistados nos últimos, como a retirada de impostos federais que incidem em produtos da cesta básica e a lei que determina que os tributos sobre produtos e serviços devem ser discriminados em nota e cupom fiscal, muito ainda precisa ser feito no que diz respeito à desoneração tributária e correta aplicação dos impostos. “Foi por causa da mobilização, esforços e até pressão de entidades, como a Conaje, que o governo federal adotou medidas para reduzir a alta carga tributária. Mas é preciso mais e, por isso, vamos continuar levantando a bandeira e cobrar soluções que possam beneficiar toda a sociedade”, enfatiza.
De acordo com o Rodrigo, durante a mobilização serão colhidas ainda assinaturas para apoiar o projeto do MBE, que visa simplificar o sistema tributário nacional, ganhando eficiência e reduzindo gradualmente a carga tributária brasileira.
Estudo concluído no dia 4 de março de 2013, pelo IBPT indica que a carga tributária brasileira em 2012 chegou a 36,27% do PIB. De acordo com a entidade, o baixo PIB registrado no ano passado e a alta arrecadação tributária ocasionaram o aumento da carga tributária, superando inclusive o índice de 2011, que foi de 36,02%. O levantamento do IBPT foi feito a partir dos dados do PIB brasileiro divulgados pelo IBGE.
* A matéria foi alterada às 12h15 para acréscimo dos endereços dos postos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B