Uma montadora de veículos para Sergipe

(1)   Saumíneo da Silva Nascimento

Hoje 27 de junho de 2013 é um dia histórico para o Estado de Sergipe, pois é o dia em que o Instituto de Tecnologia e Pesquisas de Sergipe – ITPS, órgão vinculado à Secretária de Desenvolvimento Econômico de Sergipe completa seus 90 anos. E nesta data, o nosso querido Estado de Sergipe ganha um grande presente: o anúncio da instalação da fábrica da AMSIA MOTORs no Estado de Sergipe, sendo a primeira unidade da empresa na América do Sul. Assim, mais uma vez estaremos fazendo história no Estado de Sergipe e a data de hoje será lembrada por gerações e gerações, firmando a entrada do Estado de Sergipe no seleto grupo de Estados brasileiros que possuem uma fábrica de veículos.

Para falar de veículos, gostaria de ressaltar que o objetivo de se locomover rápido e de maneira cômoda surgiu na humanidade a idéia de desenvolvimento do carro. O carro revolucionou a economia e o modo de viver das pessoas, modificando estilo de vida e tornando-se um elemento essencial no nosso cotidiano.

Foi nos idos de 1769 que as demonstrações de veículos de auto0locamoção foram iniciadas e foram na França, mas o motor mesmo foi utilizado com sucesso em 1876 e de forma definitiva o carro veio em 1885 com o alemão Karl Benz. Foi ele que depois que em sociedade com um grupo econômico fundou a Mercedes Benz. Mas também é considerado pai do automóvel, do americano Henry Ford que começou a fabricar automóveis em 1908, depois do patenteamento da invenção.

No Brasil e em quase toda a América Latina, a produção dos veículos foi iniciada de forma mais organizada após a Segunda Guerra Mundial, tendo uma contribuição vital a visão do Presidente Juscelino Kubitschek que incentivou a criação da indústria automobilística.

Dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior do Brasil revelam que o nosso país é quarto maior mercado de veículos leves do mundo, atrás somente de China, EUA e Japão. O Brasil também é o sétimo maior produtor mundial de veículos, atrás somente de China, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Coréia do Sul e índia e no segmento de veículos pesados (caminhões o Brasil é o quinto maior produtor mundial, atrás somente de China, Japão, Índia e Estados Unidos.

A mais recente carta ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) com base em estatísticas atualizadas até o mês de maio/2013 revela que a produção de autoveículos no Brasil no período de janeiro a maio de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado, cresceu 18,6%, com uma produção de 1,54 milhão de veículos no período de janeiro a maio de 2013. Considerando-se o período de um ano, ou seja, com base nos últimos doze meses, a produção de veículos no Brasil alcançou 3,63 milhões de veículos. Estes números revelam a força do setor no nosso país.

Vale ressaltar que a escolha da cadeia de produção de autoveículos desenvolve um vetor de difusões tecnológicas, tanto do ponto de vista do projeto do produto quanto da organização e gestão da produção, com técnicas – just in time, kanban, kaizen, células de produção. Além disso, os elos reconhecidamente mais fortes da cadeia de produção das montadoras são em geral de empresas transnacionais. É por isso, que a indústria automobilística possui um impacto considerável na economia de qualquer país.

O surgimento de pequenas oficinas produtoras de autopeças no Brasil foi anterior à chegada das montadoras e destinava-se à reposição para os veículos importados. Com a instalação das montadoras, as pequenas oficinas e empresas comerciais estabeleceram-se como fornecedoras.

Nesta fase inicial, as montadoras foram em grande parte responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico e organizacional dessas empresas, sendo que muitas delas deram origem a grandes grupos industriais. Para produção de itens de avançada tecnologia, muitas vezes as montadoras optaram por trazer seus fornecedores dos países de origem.

Em Sergipe não foi diferente no primeiro semestre deste ano de 2013, recebemos a japonesa YAZAKI, fabricante dos componentes elétricos dos veículos de montadoras da Bahia e de Pernambuco e agora depois de muito trabalho e esforço de forma definitiva, ganhamos a nossa montadora de veículos.

A vinda da AMSIA MOTORs é resultado de quase um ano de trabalho, envolvendo técnicos da SEDETEC (Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia), procuradores da PGE – Procuradoria Geral do Estado, técnicos da Secretaria da Fazenda, da Secretaria do Planejamento, etc. viagens  internacionais foram realizadas, de forma especial no Oriente Médio, contatos com Embaixadas, consulados, câmaras de comércio também foram importantes.

Teremos a fábrica de veículos implantada no município da Barra dos Coqueiros e agradecemos bastante ao Senhor Mustafa Ziauddin Ahmed por este presente ao Estado de Sergipe, foi uma vitória do povo sergipano, uma luta pessoal do Governador Marcelo Déda e do Governador em Exercício Jackson Barreto e de toda a sua equipe na captação deste importante investimento, cujo montante inicial é de US$ 500 milhões, ou seja, superior a R$ 1 bilhão.

Ressalto que o propósito do Governo do Estado em assegurar condições para o pleno desenvolvimento da indústria, do comércio, dos serviços, da produção automotiva está em lógica com o que temos de mecanismos de apoio e incentivo ao setor, que também podem ser ampliados e estimulados com linhas de financiamento e benefícios tributários destinados à produção, industrialização e comercialização de bens e prestação de serviços no Estado, visando a propiciar benefícios à sociedade sergipana. Trabalharemos na atração de novas indústrias e demais empresas, em face de elevada importância da integração e consolidação da cadeia produtiva automotiva e a sua influência na economia do Estado de Sergipe;

Para nós que acreditamos deste o primeiro momento nos propósitos da AMSIA MOTORs, sempre apresentamos e especificamos as condições legislativas e tributárias atuais, numa lógica do interesse em participar do desenvolvimento econômico de Sergipe, aproveitando o que temos de melhor o jeito do nosso povo, a ética e o compromisso com o progresso, lógicas de um Governo voltado para a inclusão pelo Direito e pela Renda.

Sendo originária da Arábia Saudita, face os seus principais executivos, resgato um pouco da cronologia das relações bilaterais existentes em o Brasil e a Arábia Saudita, destacando o ano de 1968, onde foram estabelecidas as primeiras relações comerciais entre estes países. Aproveito para agradecer ao Príncipe do Reino da Arábia Saudita, Faisal Al Saud que também esteve junto das tratativas do investimento.

O protocolo que foi firmado entre o Governo de Sergipe, a Prefeitura do município da Barra dos Coqueiros e a AMSIA Motors, tem por objetivo o estabelecimento das obrigações gerais para a implantação do empreendimento industrial da empresa AMSIA MOTRS em Sergipe, dentro de uma lógica da observância da legislação estadual, dos respectivos instrumentos utilizados para atração de empreendimentos, dos atos de controle regulatório dos serviços e as boas práticas de governança corporativa, ficando a concessão de incentivos fiscais subordinada à deliberação do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) e edição da respectiva Resolução concessiva, algo que será a próxima etapa do projeto e ocorrerá o mais breve possível.

Muito mais poderíamos falar sobre o projeto, mas neste breve ensaio gostaria somente de agradecer a todos que contribuíram para esta vitória do Governo de Sergipe (Governador Marcelo Déda e Governador em Exercício Jackson Barreto e toda equipe) e do povo sergipano, do povo brasileiro, na construção de esperança de uma vida melhor para as atuais e futuras gerações.

(1)     Economista, Mestre e Doutor em Geografia e Secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe.

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