Procon Municipal faz campanha em agências bancárias

Agentes do Procon visitam agências bancárias (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Agentes da Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) do município de Aracaju estão realizando visitas a agências bancárias com o intuito de alertar gerentes e conscientizar consumidores sobre a necessidade de respeito à lei municipal que estabelece em 15 minutos o limite de tempo de espera nas filas dos bancos.

Um dos coordenadores do Procon Municipal, Lucas Gonçalves, adverte que o foco destas visitas está limitado à lei dos 15 minutos e também sobre a necessidade de garantir a qualidade no atendimento nas agências bancárias. Já foram visitadas agências de bancos públicos e também de bancos privados. “Visualizamos que há filas em separado para idosos, mas os idosos, deficientes e gestantes têm preferência. Não é para ficar aguardando em uma fila específica”, observa Lucas Gonçalves.

Aos gerentes, os coordenadores do Procon Municipal, Nubem Bonfim e Lucas Gonçalves, informam que a pretensão do órgão é construir um cadastro positivo das agências bancárias para informar o padrão de qualidade de atendimento ao cliente em cada banco. “Seremos um parceiro dos bancos e também da clientela”, enaltece Bonfim.

Lucas e Nubem Bonfim: intermediação nas relações de consumo

O agente do Procon Municipal, Francisco Costa, informou que uma grande deficiência, especialmente nas agências de bancos privados, está na quantidade de assentos disponíveis para idosos. Há agências, segundo o agente, que disponibilizam apenas dois assentos, quando seria necessário um mínimo de dez espaços para idosos.

A ação continuará nas agências bancárias e se estenderá a supermercados para exigir cumprimento da lei que estabelece o tempo de 20 minutos para espera na fila dos caixas e pela presença de empacotadores.

Paralelamente, segundo o coordenador Lucas Gonçalves, o Poder Executivo Municipal aguarda aprovação de projeto de lei que estabelece a criação do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e criação de mecanismo para mediar conflitos de consumo. O projeto, segundo o coordenador do Procon Municipal, já está tramitando na Câmara Municipal de Vereadores.

Por Cássia Santana

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