|
José Souza afirma que o banco sofrerá uma perda com a atitude da PMA (Foto: Arquivo Infonet) |
O Sindicato dos Bancários juntamente com as Centrais Sindicais pretende entrar com uma medida jurídica para impedir que ocorra a retirada da folha de pagamento dos servidores do município do Banco do Estado de Sergipe (Banese).
A categoria pretende dar entrada no pedido da ação ainda esta semana, já que licitação para a escolha do novo banco está marcado para acontecer dia 7 de outubro.
O anúncio da abertura do edital de licitação para a operacionalização da folha de pagamento dos servidores do município foi realizado no dia 11 deste mês pela prefeitura Municipal de Aracaju.
“Estamos entrando com essa medida na justiça porque a realização do leilão incorre em uma inconstitucionalidade já que diz a constituição que os recursos devem ser mantidos no banco oficial do estado que é o Banese e não em outros”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), José Souza.
Ainda de acordo com José Souza, caso o leilão ocorra, o banco terá uma grande perda. “O Banese é o único banco que os recursos ficam no estado e apoia as atividades esportivas e culturais do estado. Considerando que o orçamento do município é mais de R$ 1 milhão e boa parte dos recursos estão no banco, há um risco quanto a sobrevivência do Banese. Essa atitude da prefeitura vai deixar o banco fragilizado por que os servidores do município integram a segunda maior conta no banco”, afirma.
PMA
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com o secretário de comunicação do município, Carlos Batalha, que informou que a atitude tomada é uma questão que cabe ao Sindicato, mas que a Prefeitura mantém a licitação para o dia 7 de outubro.
Batalha esclarece ainda que a PMA nunca quis ir de encontro ao Banese e nem tem interesse em prejudicar o banco, sendo prova disto que a principal conta do município continuará no Banese, assim como os royalties e o FPE.
Ainda segundo Carlos Batalha, ao ser consultado, a grande maioria dos servidores aprovaram a iniciativa da prefeitura.