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Imagens ilustrativas do Avelã Shopping, em N. Sra. da Glória (Foto: divulgação)
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O bom momento que o varejo vivencia [com as altas vendas] tem influenciado empresários a investirem cada vez mais no segmento de shopping centers. Já foram anunciadas a construção de quatro novos centros de compras em Sergipe. Os investimentos alavancam o crescimento econômico do Estado com a geração de empregos diretos e indiretos.
Antes só encontrados em Aracaju, os shoppings estão cada vez mais em ascensão no interior do Estado. Localizado na região metropolitana da capital, o município de Nossa Senhora do Socorro, já possui o seu empreendimento, e outras cidades como Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora da Glória já estão com seus centros de compras em fase de construção.
Para o economista e secretário de Estado e desenvolvimento econômico, Saumínio Nascimento, este fenômeno tem motivos bem claros. “Muitas pessoas saem do interior para ir a capital somente para visitar o Shopping Center, acontece que a renda do interior mudou, muitos empreendimentos estão indo para o interior [indústrias e universidades], esta tendência é nacional e Sergipe está apenas acompanhando esta tendência. Os empresários do interior sergipano que já lidam com varejo sabiam disso, planejam adequadamente e escolheram o momento mais adequado para os investimentos”.
Inaugurado em outubro de 2011, o Shopping Prêmio em Nossa Senhora do Socorro é exemplo de empreendimento que deu certo. Lançado inicialmente com 120 lojas e um cinema, o centro de compras logo se consolidou e no ano seguinte, passou por um processo de expansão, chegando a ampliar 10.000m² aos seus 21.000². Neste processo de expansão, o shopping passou a contar com oito novas lojas e até uma filial de uma universidade.
Investimentos no interior
Itabaiana, no Agreste sergipano, é outra cidade que vai estrear no setor. Com orçamento estimado em R$ 50 milhões, o Shopping Peixoto é atualmente o investimento mais aguardado na região. O equipamento que terá 150 lojas, [sendo uma loja âncora, que sozinha ocupará 3 mil m², e outras 19 mega lojas, além de praça de alimentação, três salas de cinema, uma área de saúde com 14 consultórios clínicos e estacionamento com mil vagas] deverá ter as obras concluídas no final de 2015. O empreendimento pertence ao empresário local, Messias Peixoto, com participação da iniciativa privada.
“O shopping vem para atender a necessidade da população que não tinha a opção de cultura, de lazer, de cinema e outros serviços, isso foi levado em conta e percebemos que a cidade estava precisando a algum tempo de um shopping. O empreendimento é um presente não só para a cidade de Itabaiana, mas sim para a população de cidades vizinhas”, disse o empresário.
A construção do Shopping Peixoto irá gerar mais de três mil empregos. O centro de compras será erguido em uma área de 34 mil m² situado em um ponto estratégico da cidade, nas margens da BR 235, onde funcionava o antigo Centro de Treinamento da Associação Olímpica do Itabaiana (AOI).
Lagarto
Na cidade de Lagarto, no Centro-Sul sergipano não se fala em outra coisa. A chegada do primeiro shopping na cidade é bem vista pela população local. “Com certeza é uma obra que trará uma grande importância tanto para o município, quanto para a região Centro-Sul. A obra vai movimentar bastante a região e já preocupa os comerciantes locais que temem perder espaço com a chegada de marcas nacionais. Os jovens estão bastante ansiosos para desfrutar de mais lazer, com cinema e praça de alimentação. Vai casar bem a obras com o campus da UFS”, conta o empresário Laerson Correria, 35 anos.
As obras para erguer o centro de compras que ainda não tem nome definido seguem a todo o vapor. O serviço de terraplanagem já está sendo finalizado. O shopping que está localizado em um ponto estratégico, na entrada da cidade, e contará com 120 lojas, cinema e praça de alimentação, receberá um investimento de R$ 100 milhões de reais.
De acordo com o proprietário do empreendimento, o empresário Zezé Rocha, a ideia da implantação do shopping foi impulsionada após a notícia da chegada do Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na cidade. “Lagarto é uma cidade que tem se destacado tanto no seu comércio, quanto no setor da saúde. A chegada do Campus da UFS, aliada as ruas estreitas que se encontram o comércio da cidade, além da dificuldade em estacionar veículos no centro, influenciou a chegada do shopping ao município”.
A chegada do shopping em Lagarto só foi possível graças ao investimento do empresário Zezé Rocha em parceria com o Banco do Nordeste. A obra deverá ficar pronta no final de 2015.
Tendência
Outras duas cidades sergipanas também passarão a contar com novos centros de compras. Trata-se do município de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão, que ganhará o Avelã Center. Com um investimento de R$ 6 milhões de reais, a construção do empreendimento já gerou uma média de 150 empregos diretos. O shopping que contará com 50 lojas, promete aquecer ainda mais o comércio da região. A previsão de inauguração do shopping está prevista para ocorrer em junho de 2014.
A capital sergipana ganhará em 2015 o seu terceiro centro de compras. As obras do Aracaju Park Shopping, no bairro Industrial, na zona Norte da cidade deverá ser iniciadas em meados de abril, e receberá um investimento de R$ 220 milhões. A ideia em trazer para Aracaju mais um shopping surgiu do empresário Antônio Carlos Franco (Nortista), para levar ao Centro Histórico da cidade lojas que não estão presentes no mesmo, uma forma de revitalizar o comércio local. O empreendimento deverá ficar pronto em outubro de 2015, contará com 216 lojas, sendo 5 lojas âncoras, entre elas a Le Biscuit, Rener e Centauro. As obras para construção do shopping devreão gerar 4.300 empregos diretos e indiretos.
Público alvo
Mais afinal, existe público para tantos shoppings centers? O economista Saumíno Nascimento garante que há sim. “Na minha visão sim. Na nossa sociedade em todas as faixas etárias apreciam este tipo de espaço de compras e lazer. Fatores como locais para estacionamento, segurança e variedade são bastante atrativos. um shopping Center não esvazia outro e mais, os empreendedores sergipanos que estão investindo no setor fizeram adequados estudos mercadológicos com orientação para a localização e estudo de concorrência. Eu confio e acredito nestes empreendedores que em sua maioria estavam de alguma forma ligada a empreendimentos que estão na cadeia do varejo”.
A visão do economista é ratificada por um levantamento promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centeres (Abrasce) em parceria com a Gismarket Estudos de Mercado (GEU) que aponta que o Brasil fechou o ano de 2013 com 495 empreendimentos operando, 38 a mais que o levantamento anterior. A pesquisa mostra ainda que os shoppings brasileiros receberam no ano passado, um investimento de R$ 415 milhões de visitas por mês, aumento de 4,2% em relação a 2012. O faturamento anual ultrapassou a casa dos R$ 129,2 bilhões.
Saumínio Nascimento explica ainda que o estado de Sergipe passa por um processo experimental implantado em uma tendência mundial. “Sergipe está experimentando uma tendência mundial e que agora acelera-se mais fortemente em nosso Estado, a expansão dos Shopping Centers. Vale registrar que este setor possui na atualidade uma busca pela contínua melhoria do mix de lojas, o qual inclusive procura prestar assessoria especial ao lojista no desenvolvimento do seu negócio. O lojista de Shopping Center é levado a se preocupar mais com sua operação, desde o atendimento até o mínimo detalhe na exposição de seus produtos, de acordo com as normas estabelecidas pelo shopping”, explana.
A implantação de novos empreendimentos é bem vista pelo economista. Para ele, os investimentos abrem um leque para que outras oportunidades sejam geradas. “Para Sergipe será a oportunidade de mais empreendedores estarem com estabelecimento em um ambiente moderno, ou seja, oportunidade de mais negócios; possibilidade de atração de outras redes ainda não presentes no Estado e o melhor mais oportunidades de emprego e renda para a população, mais negócios e mais renda para que os Governos possam atender as necessidades da sociedade”.
Por Leonardo Dias e Raquel Almeida
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