|
Promotora Euza Missano fala sobre a audiência (Foto: Portal Infonet) |
A Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual (MPE) marcou para o próximo dia 26 de Junho a partir das 9h, uma audiência pública com a participação de representantes da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e moradores do conjunto Orlando Dantas. O objetivo é discutir a rede de esgoto, cujas fossas vêm causando problemas à comunidade.
Na manhã desta quarta-feira, 7, aconteceu uma audiência com a promotora Euza Missano e os representantes da Deso, Germano dos Santos Melo e a bacharela Antônia Maria Menezes Oliveira.
Durante a audiência, Germano dos Santos Melo informou que todas as casas do conjunto Orlando Dantas foram construídas com a rede de esgoto condominial localizada nos quintais das unidades consumidoras.
“Este problema gera a reclamação de consumidores porque quando há entupimento em uma das unidades, provoca refluxo nas demais interligações e muitas vezes os moradores não permitem a entrada da Deso para verificação do problema. A solução definitiva seria possível se isolasse a rede atual e criar uma nova externa, mas muitos moradores poderão reclamar diante da extensão da reforma em cada unidade que seria necessária. Para minimizar o sofrimento das pessoas, o ideal seria que fosse permitido o acesso da Deso nas unidades quando houvesse problemas de refluxo”, explica.
A promotora Euza Missano destacou que se a Deso for mudar todo o sistema, vai causar um grande impacto para as famílias de 3.500 residências do conjunto Orlando Dantas. “Como é uma situação complicada, decidimos por realizar uma au diência pública em junho, para que a comunidade daquele conjunto possa participar. Não basta tão somente uma audiência extraconjugal, mas uma audiência pública”, enfatiza.
Por Aldaci de Souza