![]() |
(Foto: Ascom) |
“As atividades de metrologia e o número de análises realizadas nesse primeiro trimestre do ano superou os dados registrados no mesmo período de 2013”. A avaliação foi feita pelo presidente do Instituto de Tecnologia e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), José do Patrocínio, durante reunião do Conselho Deliberativo do órgão, realizada no último dia 29 de abril, quando ele fez um balanço das ações para os membros do grupo.
O Conselho é presidido pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e tem como vice-presidente o dirigente do ITPS, sendo composto ainda pelos reitores da UFS e UNIT, representantes da Prefeitura Municipal de Aracaju, da Assessoria do Governo do Estado e de técnicos do Instituto.
De acordo com os dados apresentados, de janeiro a março deste ano já foram realizadas 8.389 verificações com instrumentos. Na área de produtos pré-medidos foram registradas 14.768 ações e outras 5.604 ações de fiscalização somente na área de metrologia. “Tivemos o melhor trimestre dos últimos quatro anos, nesse quesito. Isso é resultado da programação que fizemos para avançar um pouco mais nessa área esse ano, em função da copa e das eleições, a fim de não deixarmos de atender as demandas por conta dos recessos que deverão ocorrer”, destacou José do Patrocínio.
Na área de metrologia são realizadas verificações de instrumentos como balanças, bombas medidoras de combustíveis líquidos, taxímetros, medidores de energia elétrica, hidrômetros, sistemas de medição de gás combustível comprimido, medidores de velocidade, analisadores de gases veiculares e medidores de pressão sanguínea. Também nesse quesito se inclui a perícia em produtos medidos e embalados sem a presença do consumidor (pré-medidos), produtos recolhidos das fábricas, dos pontos de venda e periciados no laboratório (alimentícios, têxteis, gás engarrafado, material de higiene e limpeza, material escolar, material de escritório, cosméticos, material de construção, cesta básica), além de avaliação da conformidade para verificação do atendimento aos critérios e normas técnicas (brinquedos, material elétrico, eletrodomésticos, pneus, produtos têxteis, preservativos etc.).
Segundo ele, nesse período foi registrada uma despesa pequena em relação à receita que foi de R$1,2 milhão. “Isso se deu aos investimentos em infraestrutura realizados no ITPS pelo Governo do Estado”, afirmou o presidente, que também destacou durante sua apresentação, os números registrados nos laboratórios do órgão. “Nesse primeiro trimestre de 2014 já registramos um aumento de 9% no número de amostras analisadas, em relação ao mesmo período do ano passado”, disse ao destacar que este ano já foram analisadas 3.299 amostras, um número maior do que em 2013 que foi de 3.008 análises.
Conforme analisou José do Patrocínio, o crescimento no número de análises realizadas nos três primeiros meses deste ano se deu pela grande procura dos produtores, a fim de revalidarem suas certificações. “Esse é um crescimento cíclico, que acontece a cada dois anos e está relacionado ao certificado que os produtores necessitam renovar, a fim de conseguirem financiamento nos bancos, para manterem seus empreendimentos”, afirmou ao destacar que os laboratórios que mais realizam análises são o de solo, microbiologia e água.
O secretário Saumíneo Nascimento, da Sedetec, ressalta que os balanços periódicos realizados pelo ITPS são importantes para avaliar o cumprimento da missão do Instituto que é de realizar pesquisas, serviços tecnológicos e inovação para dar suporte ao desenvolvimento socioeconômico do Estado, pautando seus valores no comprometimento, na responsabilidade social, no respeito aos clientes internos e externos, trabalho em equipe, conduta ética, entusiasmos e inovação.
“É importante lembrar que o ITPS atua como entidade operacional da Administração Estadual, participante da implementação e execução da política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Sergipe, em perfeita integração com as atividades produtivas, bem como a prestação de serviços técnicos, sob a forma de ensaios, testes e análises, nas áreas da ciência, da tecnologia, da metrologia, qualidade de bens e serviços e de química, microbiologia e resistência de materiais”, comenta Saumíneo, acrescentando que os avanços desenvolvidos pelo ITPS buscam uma sintonia com a introdução de novas atividades empresariais e a defesa dos consumidores destes produtos e serviços, numa lógica de eficiência competitiva de mercados em concorrência perfeita.
Fonte: Assessoria de Comunicação