![]() |
Coordenador de Políticas para os Quilombolas da Sedhuc, Pedro Neto (Foto: Ascom) |
Cerca de 27 comunidades quilombolas participarão hoje, 9, da abertura do 1º Encontro Nacional de Fortalecimento da Cadeia Produtiva Agrícola das Comunidades Quilombolas de Sergipe. O evento acontecerá no Hotel Riverside, Praia Coroa do Meio, a partir das 14h e contará com a presença do Coordenador Nacional das Comunidades Quilombolas( Conaq). Arilson Ventura.
O evento é uma iniciativa da coordenação Estadual do movimento Quilombola de Sergipe com o apoio do Governo do Estado por meio da secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc). Na oportunidade, além do coordenador da Conaq, técnicos da secretaria de Estado da Educação(SEES) e da Inclusão e desenvolvimento Social (SEIDES)proferirão palestras sobre a temática.
O Encontro tem por objetivo detectar as potencialidades produtivas de cada comunidade quilombola d Sergipe para que, após esse mapeamento, possam ser contemplados com programas de fomento e investimentos Federais como o Programa de Aquisição de Alimentos(PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar(PNAE).
Temos por objetivo fazer o levantamento do que cada comunidade produz e oferece como meio de sobrevivência. Este levantamento fará parte do Plano Nacional de Alimentação e possibilitará a conquista de investimentos nas comunidades . Este será o primeiro Encontro Nacional e teremos muitos outros em outros Estados”, explica o coordenador Estadual das comunidades quilombolas, José Welligton Fontes.
“O Governo apoia esta iniciativa e todas que prezem pelo protagonismo das comunidades quilombolas na busca de melhorias em todos os âmbitos. Somos parceiros da coordenação estadual na elaboração é implementação das políticas públicas voltadas às comunidades quilombolas”, afirma o coordenador do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial voltado às comunidades quilombolas da secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Pedro Neto.
Confira a Programação
09/05 – 14h. – Mesa de abertura com representações política e social local;
16h – Mesa: Analise de conjuntura do Movimento Nacional e Estadual, Dificuldades da Mulher Quilombola e Direito Quilombola;
* Palestrantes – Arilson Ventura, Wellington Nascimento e Xifroneze;
17h – Debate;
18h – Lanche.
Dia 10/05 – 08h – Fortalecimento da Cadeia Produtiva nas Comunidades Quilombolas de Sergipe;
* Palestrantes – Representantes do PNUD e CONAQ nacional;
09h – Debate;
10h – Lanche;
10h30m – FORTALECER O DEBATE INERNO:
– Mesa: Organicidade das comunidades quilombolas para acessar as políticas e programas de fomento e investimento na agricultura familiar como também acessar programas como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
* Palestrantes – Representantes da CONAQ nacional, Secretaria de Estado da Educação – e Secretaria de Estado de Inclusão Social;
12h – Almoço;
14h – Trabalhos em grupos;
15h – Lanche;
16h – Apresentação dos trabelhos em grupo;
18h – Encerramento;
20h – Noite cultural;
11/05 – 08h. – Avaliação;
10h – Mesa de Encerramento das atividades;
11h – Almoço.
Fonte: Ascom