![]() |
Em algumas negociações, a redução do valor chegou a 75% (Foto: divulgação) |
Mais de 400 pessoas compareceram ao primeiro dia do Arraiá do Lima Nome. Promovido pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Soluções de Conflitos e Cidadania (Nupemec), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), o evento é uma oportunidade para consumidores que estão com o nome no SPC/Serasa quitarem suas dívidas. Em algumas negociações, a redução do valor a ser pago chegou a 75%.
Participam do evento – que acontece no Arquivo Judiciário, no bairro Capucho – as empresas Americanas, G.Barbosa, Unit, Banese, Banese Card, Banco do Brasil, Tyressoles, Ceape, Polishop e Submarino. Somente dois dos participantes somam cerca de 600 mil inadimplentes em Sergipe, inscritos no SPC e Serasa. Cada empresa tem um estande no Arquivo do Judiciário onde os consumidores que tiverem dívidas a negociar são atendidos. Apenas o Banco do Brasil permanece em sua agência localizada no Fórum Gumersindo Bessa.
Também foi elaborada uma programação que visa orientar a população sobre consumo consciente, inclusive com a distribuição de cartilhas para adultos e crianças. No primeiro dia do evento, um dos palestrantes foi Wenderson Wanzeller, consultor econômico que tem um quadro sobre direitos do consumidor na internet, o Doutor Grana. “Eu coloco as questões do dia a dia do consumidor e do correntista de forma bem coloquial e ainda mexo com humor dando exemplos. Isso faz com que eles entendam e assimilem. Na palestra, procurei falar, entre outras coisas, das armadilhas que o consumidor enfrenta, dando algumas dicas”, relatou Wenderson.
A dona de casa Márcia Maria dos Santos foi uma das pessoas que viu a palestra do consultor sobre orientação financeira e aprovou o evento. “Vou colocar em prática o que eu ouvi do Doutor Grana. O mundo dá muitas ofertas e a gente tem que saber controlar mais o dinheiro. O povo tem o interesse em limpar o nome, mas muitas vezes as empresas cobram juros abusivos. Então aqui tivemos uma oportunidade ótima de resolver isso”, relatou Márcia, que soube do evento pela televisão.
O segurança Moisés Menezes da Cunha, que estava há sete anos desempregado, conseguiu realizar um acordo em que a sua dívida foi reduzida de cerca de R$ 17 mil para R$ 3 mil. “Foi uma oportunidade excelente. Recomendo as pessoas que venham que a negociação está sendo ótima”, aconselhou. O Presidente da CDL, Samuel Schuster, explicou que era um sonho dos lojistas realizar um evento como este. “Agora com o convite do TJSE, tivemos o respaldo necessário para trazer as empresas e disponibilizar uma oportunidade para que os devedores pudessem renegociar suas dívidas”, disse Samuel.
Nessa quarta, o atendimento começa às 8 horas e as palestras às 9 horas, com o advogado e professor universitário Cícero Dantas falando sobre ‘Sujeitos de Direitos e obrigações à luz das leis e da Constituição Federal’. Às 10 horas, o Procurador do Estado Kleidson Nascimento falará sobre ‘Instrumentos urbanísticos e sua aplicação em prol do desenvolvimento sustentável’. Às 11 horas tem apresentação teatral e, às 14 horas, a programação continua com a palestra ‘Tipos de violência elencadas na Lei Maria da Penha: histórico e aplicação no cotidiano’, ministrada pelo advogado e professor Cícero Dantas. Já às 15 horas, a Juíza Dauquíria Ferreira falará sobre Mediação e Conciliação e às 16 horas, a professora universitária Rita de Cássia falará sobre os direitos da criança e do adolescente. A programação completa está no www.tjse.jus.br.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B