![]() |
25 famílias de pequenos piscicultores foram beneficiadas (Foto: Edinah Mary) |
Dando continuidade às ações do projeto de Inclusão Produtiva, técnicos do Departamento de Renda e Cidadania (DRC) da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), realizaram nesta terça-feira, 3, a entrega de 12 mil alevinos a 25 famílias de pequenos piscicultores do povoado Três Barras, em Graccho Cardoso, município situado no território do Médio Sertão sergipano, num investimento total superior a R$ 312 mil.
O projeto é executado pela Seides e financiado por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), voltado para a criação de peixes da espécie tilápia em tanques-rede, promovendo a geração de renda e impulsionando a vocação das famílias.
Antes da entrega dos alevinos, que representa a etapa prática, o grupo foi capacitado pela empresa Aquatrix Consultoria e Projetos Ltda e recebeu todos os equipamentos necessários à implantação da criação do peixe em tanques-rede.
Para o técnico do DRC, José Agnaldo dos Santos, o objetivo é favorecer as potencialidades já existentes no Estado e atenuar a situação de vulnerabilidade da população beneficiária. “É uma renda complementar de grande importância. O grupo é um dos mais unidos dentre todos os municípios. Está empenhado na produção e, com certeza, terá sucesso. O projeto está em sua fase prática e nos deixa orgulhosos”.
Entusiasmo
José Ionas de Aragão, de 44 anos, é presidente da Associação de Piscicultores de Três Barras. Ele conta que está feliz e ajuda a disseminar o entusiasmo aos demais beneficiários. “Estou animado. Estava ansioso há muito tempo, porque vai nos trazer trabalho e ajudar a manter a família. Reuni todos os demais integrantes do grupo, nos falamos todos os dias e estamos nos empenhando para que esse negócio dê certo”.
Luana Priscila, 23, é uma das mulheres integrantes do projeto. Ela acredita no potencial do grupo e já faz planos para o futuro. “Vai gerar renda para as nossas famílias, porque aqui é difícil de encontrar emprego. Veio como uma bênção. Sou uma das encarregadas de alimentar os peixes com ração aos domingos. Quando os peixes estiverem grandes, vamos nos juntar e sairemos para vender. É isso que nos dá coragem, porque é uma alternativa de renda. É um incentivo muito bom para todos nós”.
O pescador José Vieira, 33, diz que a oportunidade de crescer na vida chegou em boa hora. “Estou muito feliz com tudo isso. É a nossa chance de mudarmos de vida. A renda será de acordo com a produção e estamos focados para intensificar o cultivo. Queremos crescer com o projeto. O futuro será bom para todos nós”, almeja.
Acompanhamento técnico
As famílias têm acompanhamento permanente da empresa Aquatrix. “Esse fator garante o sucesso do projeto, somado, é claro, à união dos beneficiários. É uma nova fonte de renda, um desafio por ser um trabalho coletivo. Há um sistema de escala e, a cada dia, o grupo tem de alimentar os peixes em horários adequados e cuidar da manutenção, limpeza, da infraestrutura como um todo”, explica o técnico da Aquatrix , Luiz Nakanish, ao reforçar que a entrega dos alevinos é o ponta pé inicial para que, em breve, as famílias caminhem por conta própria, fomentando a inclusão produtiva.
Projeto de Piscicultura
O projeto de piscicultura busca contemplar mecanismos que visem favorecer as potencialidades já existentes no Estado de modo a incrementar economicamente os perímetros urbanos e rurais. Com o fortalecimento dessas atividades, procura-se minimizar a situação de vulnerabilidade da população beneficiária do projeto, promover uma melhoria na qualidade de vida das comunidades inseridas e a fixação dos pequenos produtores com condições de sustentabilidade.
Além de Garccho Cardoso, o projeto beneficia cerca de 200 pessoas nos municípios de Santana do São Francisco, Telha, Ilha das Flores e Pirambu, totalizando seis municípios e sete comunidades, através de um investimento que se aproxima dos R$ 2 milhões. Até outubro deste ano, a iniciativa resultará na comercialização de 27,5 toneladas de tilápia, peixe de grande valor comercial na região pelo sabor de sua carne.
Fonte: ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B