![]() |
(Foto: Vieira Neto) |
O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, recebeu nessa segunda-feira, 9, em seu gabinete, o diretor substituto do Instituto Nacional Semiárido (INSA) para apresentar projetos de atuação e o que vem sendo realizado na área da ciência e tecnologia para o semiárido brasileiro, além de criar possíveis parcerias em pesquisas.
De acordo com o pesquisador e diretor substituto do INSA, Salomão de Souza Medeiros, o INSA promove pesquisas no Semiárido brasileiro e nele existem 29 projetos sendo desenvolvidos na área de recursos hídricos, sistema de gestão da informação, biodiversidade e uso sustentável, desertificação, dentre outros, na tentativa de ampliar ações junto aos Estados que compõem o semiárido brasileiro.
“Queremos unir forças com universidades, governo do Estado, unidades de pesquisa para avançarmos nas questões da ciência e tecnologia da região”, contou.
O pesquisador argumentou que os projetos de pesquisa da instituição visam ser inclusivos e participativos. “Nosso foco é o meio rural, onde a academia aprende com a convivência com agricultor. Temos muito o que aprender com eles”, pontuou.
Salomão Medeiros ressaltou que a reunião foi positiva porque houve uma convergência de ideias das instituições e órgãos presentes, condizendo com a realidade do semiárido brasileiro, voltadas para a ciência e tecnologia. “É isso que nos motiva ainda mais em nos aproximarmos a novos parceiros”, concluiu.
“Essa é uma rica oportunidade onde secretarias e instituições contribuem para a melhoria de um sistema de ciência e tecnologia em nosso Estado”, declarou o presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Marcos Wandir, demonstrando interesse em parcerias com o INSA e colocando-se à disposição, já que as propostas do Parque é explorar temas voltados à Biotecnologia, Tecnologia da Informação e comunicação e Energias Renováveis, sendo o destaque esta última.
Na oportunidade, o pesquisador do INSA Salomão Medeiros agradeceu pela receptividade e acolhida do Governo do Estado de Sergipe. “Parabenizo a iniciativa do secretário Saumíneo Nascimento em tratar o tema de forma proveitosa e coerente”, considerou.
Estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), da Infraestrutura (Seinfra), do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Ministério da Agricultura, Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Cohidro, Universidade Tiradentes (Unit), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fapitec/SE), Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS), Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba e Banco do Brasil- Desenvolvimento Sustentável e Agronegócios.
INSA
O INSA é uma instituição de pesquisa, com enfoque no Semiárido brasileiro e integrante da estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Pelo seu perfil regional, o INSA articula, promove e divulga a Ciência, Tecnologia e Inovação como patrimônios universais para o bem da sociedade, em particular, a da região semiárida.
O Semiárido brasileiro representa uma área de 980.133.079 Km² em extensão territorial, representando 12% do país e a população é de 22.598.318 habitantes, representando 11,85% do país, sendo 62% urbana e 38% rural.
As áreas de atuação do INSA são: Desertificação, Sistema de produção, Recursos Hídricos, Biodiversidade e Uso Sustentável, Desenvolvimento e Tecnologias Sociais e Gestão da Informação e Conhecimento, além de formação e capacitação de recursos humanos.
Fonte: Assessoria de Comunicação