Idosos de 60 anos continuam lutando por gratuidade

Movimento intenso para emitir o cartão (Fotos: Portal Infonet)

A movimentação continua intensa no Setor do Aracajucard, no Distrito Industrial de Aracaju (DIA) para a aquisição do cartão Mais Aracaju Gratuidade, que agora passa a ser fornecido apenas para pessoas a partir de 65 anos de idade, o que vem gerando polêmica entre os idosos que antes tinham direito ao benefício.

Na manhã desta quarta-feira, 11, aconteceu uma reunião na sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), uma reunião entre a secretária Georlize Teles e o superintendente do Aracajucard, José Amâncio e ficou decidido que como determina o Estatuto do Idoso, qualquer documento de identidade poderá ser apresentado nos ônibus.

“A Lei 10.741 do Estatuto do Idoso diz que o idoso com mais de 60 anos tem direito aos benefícios, só que no mesmo Estatuto, no capítulo 10 do artigo 39, diz que o idoso com mais de 65 anos tem direito à gratuidade no transporte. A legislação federal diz também que para ter o direito é necessário a apresentação de qualquer documento de identidade”, explica o assessor de Comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos, que também participou da reunião.

Maria Valdete lamenta retirada do benefício para maiores de 60 anos

Segundo ele, o problema foi gerado após alguns motoristas e cobradores passarem a cobrar o Aracajucard. “Mas, o superintendente Carlos Amâncio garantiu que haverá treinamento e que isso não vai mais acontecer e que a exigência do Aracajucard será feita apenas para os idosos que optarem por passarem pela catraca e ocupar espaço maior nos coletivos e também por questões de segurança”, explica.

Quanto ao retorno do benefício para os idosos acima dos 60 anos, a SMTT explicou que será possível por meio de uma Lei Municipal, que poderá ser aprovada na Câmara de Vereadores após a apresentação de projeto.

Reclamações

Na manhã desta quarta-feira, as reclamações continuaram no setor de emissão do Aracajucard. “O problema é que uma lei menor está querendo passar por cima da lei maior, da lei federal. Eu tenho 76 anos, mas quero defender o direito de quem tem 60 e tinha o direito à gratuidade nos transportes. Pra mim o que está acontecendo é a falta de administradores sérios, são pessoas que não querem o bem das outras, não tem Deus”, acredita a aposentada Maria Valdete Teles do Nascimento.

E Vera Lúcia ficou surpresa em não poder fazer o Aracajucard

“Eu vim fazer o meu cartão e o guarda disse que não posso fazer porque tenho 60. É muito complicado porque a gente chega nessa idade, pensa que vai ter dias melhores e chega aqui recebe essa notícia”, completa Vera Lúcia Prudente.

Setransp

O Setransp informou que a campanha que tem sido feita para garantir cidadania aos idosos, pessoas com deficiência e outros portadores de gratuidades, tem a intenção de gerar melhor comodidade, segurança e mobilidade no transporte. Aqueles que têm direito a gratuidade têm direito também a aquisição gratuita da primeira via e recadastramento do Cartão Mais Aracaju Gratuidade, para identificação e uso da bilhetagem eletrônica nos ônibus, isto é, passagem pela catraca e acomodação em toda a extensão interna do veículo. Evitando, assim, o acúmulo de pessoas na parte dianteira dos ônibus, cujos assentos são destinados às pessoas com pouca mobilidade que não podem passar pela catraca (para este, inclusive, há o Cartão Mais Aracaju Especial). A campanha educativa sobre o uso da gratuidade tem alcançado resultados positivos quanto à moralização e garantia do direito de quem o tem, e respeito aos portadores de gratuidade no uso do serviço do transporte público”.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais