Sinditêxtil denuncia corte de almoço de trabalhadores

Denúncia é do Sinditêxtil (Foto: arquivo Portal Infonet)

Cerca de 600 trabalhadores da fábrica Trustnorth, empresa de confecções localizada em Nossa Senhora do Socorro, ficarão sem almoço a partir desta segunda-feira, 2, segundo denúncias do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil em Sergipe (Sinditêxtil). A direção da empresa alega que a suspensão é temporária e está relacionada à reforma no restaurante.

O sindicato informou que foi comunicado do fato através de ofício onde a empresa alega passar por problemas financeiros e que a suspensão da alimentação foi sua opção para a contenção de gastos. Com jornada de 44 horas semanais e remuneração média correspondente ao salário mínimo, os trabalhadores da Trustnorth arcavam com 20% do almoço, enquanto a indústria arcava com 80%, segundo o sindicato.

Para o dirigente sindical, Dilson Gama, está claro que o corte implica numa redução do rendimento mensal dos trabalhadores, que a partir desta segunda-feira terão que pagar integralmente a refeição realizada no meio da jornada de trabalho diária.

Engajado nesta luta, o ex-presidente do SINDITEXTIL, Giseldo Santos, aponta que a postura da Trustnorth está cada vez mais parecida com as atitudes tomadas por outros administrados, que após precarizar completamente as condições de trabalho, intensificando a exploração dos trabalhadores ao extremo foram embora do estado de Sergipe deixando muitos trabalhadores mutilados, aposentados e afastados, inclusive por doenças mentais, decorrentes da intensa pressão por produtividade. “Estas indústrias sempre alegam que vão falir para justificar a intensificação da opressão dos trabalhadores. Mas não acreditamos neste discurso, sabemos que elas produzem em Sergipe, a baixo custo, para grandes marcas”, diz.

A assessoria jurídica da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE) foi acionada pelo sindicato que não está disposto a aceitar que os trabalhadores sejam ainda mais explorados para aumentar o lucro da fábrica.

Trustnorth

O proprietário da Trustnorth informou ao Portal Infonet que a empresa está reduzindo custos, mas que a suspensão no fornecimento do almoço se deu em virtude de obras na cozinha restaurante. De acordo com ele, a suspensão é temporária e deve durar cerca de 45 dias, período no qual os funcionários deverão levar alimentação de casa.

Com informações da CUT

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais