Postos de combustíveis podem ser condenados em Aracaju

Defensora  Karine Neri fala sobre a Ação Civil Pública durante coletiva (Fotos: Portal Infonet)

Cento e trinta e seis postos de combustíveis localizados em Aracaju, podem reduzir os preços da gasolina e do óleo diesel, por causa de uma Ação Civil Pública impetrada pela Defensoria Pública do Estado com base em pesquisa feita pelo Procon Municipal e em consulta realizada no site da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Na ação, o Núcleo do Consumidor pede a condenação por danos morais no valor de R$ 70 mil, alegando cobrança indevida aos consumidores aracajuanos.

Dados mostram que o litro de gasolina foi aumentado na capital sergipana em até 70 centavos, ao invés de 22 centavos de acordo com a adequação dos valores com base no Decreto 8.395/2015 da Presidência da República. E o litro do óleo diesel também em 70 centavos, ao invés de 15.

Defensora Augusta Bezerra: "Constatamos a prática abusiva nos postos"

“Esse decreto governamental passou a ter vigência a partir de 1º de fevereiro, devendo ter sido repassado para a gasolina, um aumento de zero 25 centavos e o aumento do óleo diesel de zero 15 centavos e não foi isso que nós constatamos na prática. O Procon Municipal chegou a fazer uma pesquisa em 24 postos para apurar o preço que estava sendo praticado e desde 1° de fevereiro que realmente está havendo um lucro sem justa causa em prejuízo do consumidor. Por isso a nossa pressa em pedir a liminar para frear esse lucro que os postos vem tendo diariamente”, explica a defensora pública Augusta Bezerra.

De acordo com ela, está havendo a prática abusiva pelos postos de combustíveis. “Conseguimos ver a prática abusiva por todos eles, pedimos nessa ação que fosse oficiada a Agência Nacional de Petróleo pra justamente nos dar os preços praticados por cada um dos 136 postos em janeiro, antes do decreto e em fevereiro, após o decreto presidencial. Todos serão citados e vão ter que apresentar defesa”, destaca.

A Defensoria Pública pede também a condenação pelo dano moral no valor de 70 mil reais para cada posto de combustível que praticou essa cobrança indevida ao consumidor, o único lesado nessa situação. Hoje em dia com as facilidades do mercado, praticamente todo mundo consegue ter um carro ou uma moto usados, financiados e esse aumento exacerbado passado para o consumidor, já está inviabilizando o uso dos veículos e muitos voltaram a pegar carona e fazer uso do transporte público. O prejuízo do consumidor sob a ótica da Defensoria está claro”, enfatiza acrescentando que o valor irá para o Fundo de Defesa do Consumidor, que fará ações em benefício do consumidor.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais