Banesianos e gestores debatem déficit da previdência

Debates no Encontro dos Funcionários do Banese (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Banesianos e gestores estão preocupados com o déficit observado no Fundo de Pensão Sergus e debatem as medidas saneadoras adotadas para minimizar o problema detectado no Fundo de Previdência dos Empregados do Banco do Estado de Sergipe (Banese). A pedido dos associados, o consultor Luciano Fazio, matemático pós-graduado em previdência e gestão de fundos de pensão, elaborou um diagnóstico e detectou o déficit, mas observa que os problemas não têm a dimensão que se propaga.

De acordo com o Sergus, o déficit beira a casa dos R$ 73 milhões, destacando a necessidade de implantar medidas saneadoras, na perspectivas de aumentar a arrecadação em R$ 44 milhões. Aos olhos do consultor, as medidas saneadoras aprovadas em março deste ano estão superestimadas. “Existe o problema, mas é menos grave do anunciado. O Sergus precisa fazer um estudo mais cuidadoso da situação, envolvendo os assistidos para que não seja tomado o remédio acima do necessário”, analisar o consultor, propondo a revisão dos balancetes para adoção de novas medidas.

Mas a diretoria do Sergus não tem dúvida que todos os procedimentos adotados são necessários e regulares, obedecendo as normas legais. O diretor de seguridade do Sergus, Augusto Cézar Barboza, informa que, embora ciente da regularidade das medidas, as sugestões encaminhadas pela entidade que representa os associados estão sendo avaliadas. “Tudo foi feito dentro das normas legais, estamos tranquilos, não nos resta dúvida. Mas reconhecemos que é um pleito dos associados que será submetido a análise e, se for o caso, não haverá problema reabrir os balancetes”, observa o representante do Sergus.

Ivânia: debates ampliados em defesa dos interesses dos banesianos

No entanto, o diretor não esconde a preocupação com os reflexos da reabertura dos balancetes. Na opinião de Augusto Cezar, este procedimento implicará maior carga na contribuição previdenciária. “Com certeza, o déficit vai aumentar e também aumentará a carga de contribuição para o participante se fizermos a reabertura dos balancetes”, comenta.
Esta temática é um dos assuntos tratados no II Encontro Estadual dos Funcionários do Banese promovido pelo Sindicato dos Bancários de Sergipe, que está acontecendo neste sábado, 15, na sede do sindicato, com participação de associados e diretores do Sergus.

A presidente do sindicato, Ivânia Pereira, destaca que, durante o evento, outros assuntos também serão abordados. “Precisamos também discutir as estratégias de luta pela valorizaç~do trabalho, pela manutenção do banco público estadual, estratégias para a campanha salarial e a organização da categoria”, informa a sindicalista.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais