Placar na terceira votação (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet) |
A tarifa dos transportes coletivos da região metropolitana será reajustada em 14,81% e passará a custar R$ 3,10 em janeiro próximo. O projeto encaminhado pelo prefeito João Alves Filho foi aprovado com dificuldade na Câmara Municipal de Vereadores na tarde desta segunda-feira, 21. Alguns vereadores da bancada que dá sustentação ao prefeito se dividiram e votaram contra, mas o projeto foi aprovado por maioria, com diferença de apenas um voto. Em votação entre os vereadores, houve empate em nove votos e o vereador Vinícius Porto (DEM), presidente da Câmara Municipal de Aracaju, se tornou o voto minerva para desempatar e garantir a nova tarifa do transporte urbano.
O vereador Lucas Aribé (PSB) ficou irritado com a postura de alguns vereadores situacionistas que tentaram desqualificar o discurso dele durante o processo para encaminhar a votação contra o aumento da tarifa. Os vereadores situacionistas ensaiaram, inclusive, uma espécie de vaia dirigida a Aribé e o vereador Renilson Félix (DEM) pediu aparte. Mas Renilson demorou a se manifestar no aparte. Gesto que irritou o vereador Bertulino Menezes, o correligionário de Aribé, que entendeu como manobra do democrata para tumultuar a manifestação da bancada de oposição no momento do encaminhamento pela rejeição do projeto.
Renilson com dedo em riste: desavença com Bertulino
|
Houve tumulto e agressões verbais mútuas. A sessão foi suspensa temporariamente pelo presidente Vinícius Porto e o vereador Renildo Félix reagiu dizendo apenas que não estava entendendo aquele embate com o vereador Bertulino Menezes. O vereador Lucas Aribé, que usava o microfone criticando o elevado percentual de reajuste proposto pelo Poder Executivo reagiu em protesto, alegando que estaria sendo alvo de “chacota” supostamente praticada pelos vereadores da situação. "Lamento o que está acontecendo nesta casa, é motivo de Comissão de Ética”, observou. “Estou sendo atropelado absurdamente pela bancada do amém", destacou Aribé, numa alusão aos parlamentares que dão sustentação ao prefeito João Alves Filho.
O vereador Agnaldo Feitosa (PR), líder do prefeito, não escondeu a irritação e reagiu dizendo que Lucas Aribé não tinha discurso para convencer os demais vereadores para rejeitar o aumento da tarifa. Disse que os vereadores situacionista tinham opinião própria e que o desentendimento entre Renilson Félix e Bertulino Menezes seria uma desavença pontual.
Como votaram os vereadores:
PELA APROVAÇÃO DO AUMENTO
Adriano Taxista (PSDB)
Agamenon Sobral (PHS)
Augusto do Japãozinho (PRTB)
Agnaldo Feitosa (PR)
Dr. Gonzaga (PMDB)
Ivaldo José (PSD)
Manuel Marcos (DEM)
Renilson Félix (DEM)
Valdir Santos (PT do B)
Vinícius Porto (DEM)
CONTRA AO AUMENTO
Bertulino Menezes (PSB)
Émerson Ferreira (Rede)
Emmanuel Nascimento (PT)
Iran Barbosa (PT)
Lucas Aribé (PSB)
Lucimara Passos (PT do B)
Max Prejuízo (PSB)
Nitinho (DEM)
Roberto Morais (SD)
ABSTENÇÃO
Adelson Barreto Filho (PSL)
Jailton Santana (PSC)
AUSENTES
Anderson de Tuca (PRTB)
Bigode do Santa Maria (PMDB)
LICENÇA
Daniela Fortes (PR)
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B