MPE debate emissão de faturas da SSP pelo Ceac

Audiência é realizada no MPE nesta manhã, 24 (Fotos: Portal Infonet)

Gerente de canais digitais e marketing do Banese, Edvan Ferreira

Superintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão do Ceac, Luiz Antônio Uchôa da Silva

A falta de código de barras em faturas de pagamento emitidas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) do Shopping Riomar foi tema de uma audiência pública no Ministério Público Estadual (MPE) na manhã desta sexta-feira, 24.

Nessas faturas de serviço constam que os documentos só podem ser pagos em agências do Banco do Estado de Sergipe (Banese), o que acaba provocando o surgimento de grandes filas no Ponto Banese, localizado dentro do Ceac.

“Notificamos os responsáveis, inclusive pela área do Ceac, com a informação de que a SSP é o único órgão que emite documentos sem o código de barras. Mas, o Banese informa nos autos que fará gestões junto à SSP para providenciar a emissão de documentos já com o código”, informa a promotora de Justiça dos Direitos do Consumidor, Euza Missano.

Em Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado na audiência, a promotora deu ao Banese um prazo de 15 dias para informar ao MPE que efetuou convênio com a SSP para a tomada das devidas providências.

“A emissão de documentos com código de barras vai facilitar muito para os consumidores, que poderão pagar em correspondentes bancários quaisquer, ou nas agências do Banese e terminais eletrônicos, não tendo mais que enfrentar filas e nenhuma outra forma de constrangimento”, explica Euza Missano.

O gerente de canais digitais e marketing do Banese, Edvan Ferreira, informa sobre a necessidade de haver o código de barras nos documentos emitidos pelo Ceac.

“O Banese trabalha constantemente para poder melhorar sua capacidade de atendimento, empregando comodidade aos clientes. Prova disso é que o Banco tem hoje diversas opções de autoatendimento, rede saque e pague, internet banking. Mas, para fazer pagamento nos canais presenciais é necessário ter o código de barras”, explica.

Segundo o superintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão do Ceac, Luiz Antônio Uchôa da Silva, somente no ano passado mais de 1.5 milhões de pessoas foram atendidas nos três postos e na unidade itinerante do Ceac em Sergipe. A SSP não enviou representante para a audiência pública. 

A reportagem do Portal Infonet está à disposição da SSP para o envio de resposta por meio do e-mail: jornalismo@infonet.com.br ou pelo telefone: 2106-8000. 

Por Moema Lopes 

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