Renegociação da dívida dos produtores rurais é debatido

André Moura no evento que ocorreu esta manhã

Durante o 'I Fórum de Convívio Sustentável do Semi-árido', em Carira, na manhã desta segunda-feira, 10, o líder do governo no Congresso Nacional, André Moura (PSC-SE), falou sobre a extensão do prazo para renegociação das dívidas dos produtores de milho junto ao Ministério da Fazenda. Também houve as palestras de Jorge Teles, que abordou o tema "Captação de Recursos para a Agricultura" e de Martinho Bravo sobre "Soluções para a convivência no semiárido".

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, em frente ao novo gabinete do prefeito Arodoaldo Chagas, conhecido como Negão de Carira e contou com as presenças do senador Eduardo Amorim; dos deputados estaduais Venâncio Fonseca, Georgeo Passos e Pastor Antônio; dos prefeitos de Simão Dias, Marival Santana; São Miguel do Aleixo, Everton Lima; e Areia Branca, Alan de Agripino; do vereador de Estância, Misael Dantas, dos representantes do Banco Nordeste, Volnandy Brito; do Banco do Brasil, João Cleberton; do superintendente Federal da Agricultura no Estado de Sergipe, José Everaldo de Oliveira; do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar) Dênio Leite, o o presidente do Conselho Administrativo, Ivan Sobral e a gerente de Educação Profissional, Célia Dantas, do mesmo órgão.

De acordo com o líder, Sergipe é o segundo maior produtor de milho do Nordeste, mas com a seca este cenário vem mudando. "A estiagem em 2016 fez o cenário mudar e, devido à falta de chuva, mais de 70% da produção na região foi prejudicada, o que gerou um prejuízo de aproximadamente meio bilhão de reais para os produtores sergipanos", esclareceu.

André falou ainda da portaria interministerial publicada no Diário Oficial da União (DOU) que autoriza a venda de balcão das 250 mil toneladas de milho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com João Cleberton, do Banco do Brasil, a importância do alongamento do prazo para quitar as dívidas e que os produtores devem se dirigir às agências para formalizarem a negociação. "Aumentar o prazo para o pagamento da dívida desafoga o agricultor que poderá realizar novos plantios, gerar mais emprego e renda. É importante ir logo às agências, porque assim que acontecer a renegociação, os produtores poderão contratar novo custeio para a safra de 2017, até porque já começou o período de plantio do milho em Sergipe", destacou.

O superintendente federal da Agricultura, Everaldo Oliveira, destacou a atuação do líder André para a repactuação da dívida e explicou que o produtor que conseguir quitar o débito terá 85% de desconto nos financiamentos de menor valor. "Com a intervenção de André junto ao ministério da Fazenda, e o decreto do presidente Michel Temer, será possível também que os produtores rurais recuperem o crédito e melhorem sua condição financeira, evitando que as dívidas sejam enviadas para cobrança judicial ou até mesmo inscritas na Dívida Ativa da União", concluiu.

Fonte: ascom Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais