Greve dos Correios é suspensa em Sergipe

A greve dos funcionários dos Correios durou apenas dois dias, mas pode ser retomada (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Foi suspensa a greve dos funcionários dos Correios em Sergipe iniciada às 22 horas do último dia 27. Mas, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect/SE) informa que a categoria está em alerta e a paralisação pode ser retomada a qualquer momento.

"Suspendemos a greve as 18 horas do dia 29 porque a direção da empresa lançou uma proposta de reunião. No entanto, retomaremos a greve se a empresa não cumprir o acordado", diz o presidente do Sintect, Sérgio Lima, ao ressaltar que ainda não tem data definida para a reunião.

Segundo ele, os carteiros e demais funcionários do Correios estão  reivindicando a manutenção da empresa pública sem privatização, além da contratação de mais funcionários por meio de um concurso.

"A empresa ficou de buscar a correção desses pronlemas, otimizar a entrega dos documentos tirando alguns sistemas, e melhorar as condições de trabalho. Vamos aguardar", diz o sindicalista.

Em Sergipe, os Correios conta com cerca de 850 funcionários, sendo que uma parte deles não aderiu ao movimento grevista. Mesmo com apenas dois dias de paralisação, a entrega de correspondências ficou comprometida por causa da greve.

"Na verdade, esse serviço já está comprometido há muito tempo, mesmo sem greve. Não entregamos metade do que tem que ser entregue por dia", informa Sérgio Lima, ao ressaltar que o problema se dá por conta do deficit de trabalhadores nesse setor, muitos estão afastados por motivo de doença, outros porque se aposentaram e não houve susbstituição.

Correios

O presidente dos Correios, Guilherme Campos, reuniu-se com as representações sindicais, no feriado do Dia do Trabalho, 01, para tentar chegar a um consenso. A proposta do acordo apresentada pela empresa será avaliada em assembleias nesta terça-feira, 2, e prevê o retorno normal às atividades após às 22h.

Em relação ao concurso público, os Correios informa que não há previsão de realização. Já sobre uma possível privatização, Guilherme Campos ratificou as falas do presidente da República e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, contrárias à privatização. A direção da empresa trabalha para recuperar e fortalecer os Correios. Para isso, estão sendo adotadas medidas que visam à sustentabilidade da estatal e a consequente manutenção dos empregos.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais