Secretário avalia efeitos das limitações da ANA

Perímetros irrigados: limites com a baixa vazão do São Francisco (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Apesar das restrições impostas pela Agência Nacional de Águas (ANA) à captação de água do rio São Francisco destinada à irrigação, há um clima de otimismo entre os agricultores sergipanos. A avaliação vem do secretário de Estado Esmeraldo Leal, da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca. A maior preocupação, conforme o secretário, está nos perímetros irrigados do Projeto Jacaré Curituba, na região de Poço Redondo, e com a baixa vazão, mas a situação está controlada devido às fortes chuvas que têm atingido aquela área, segundo o secretário.

A expectativa é que a suspensão por um dia da captação de água no rio São Francisco não afete a produção dos perímetros irrigados. Segundo Esmeraldo Leal, a rizicultura não será afetada por ser uma cultura que resiste por alguns dias sem a irrigação. “E lá, o plantio de arroz só vai começar no próximo mês. A medida não impactou”, comentou Leal.

Há também as condições climáticas favoráveis. Segundo Esmeraldo Leal, as chuvas estão atingindo todo o Estado e os reservatórios da Cohidro, alimentados pelos rios Piauí, em Lagarto, Jabiberi, em Tobias Barreto, e Jacarecica, em Itabaiana, estão cheios, com a capacidade máxima. “Nunca se viu tanta água”, comemorou.

Preocupação

Apesar do otimismo, o secretário Esmeraldo Leal demonstra preocupação com a vazão do rio São Francisco, limitada a 600 m³. “É muito pouca, é a menor da história e isso dificulta a captação de água da Deso e saliniza a área do arroz”, diz. “Mas devemos comemorar porque está chovendo bem”, complementa.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais