Entenda como vai funcionar a nova tarifa da conta de luz

A conta pode ficar mais cara caso não haja um controle por parte dos consumidores (Foto: Pixabay)

Segundo André, a nova tarifa é vantajosa para aqueles que possuem um controle de consumo na conta de energia (Foto: Portal Infonet)

Entra em vigor no dia 1° de janeiro de 2018 uma nova tarifa na conta de energia elétrica. Opcional, a tarifa branca pode representar uma redução na conta para aqueles que consumirem menos nos horários de pico. Porém, caso não haja um controle, a tarifa pode ter um efeito reverso, aumentando o valor da conta. O Portal Infonet conversou com o assessor de Comunicação da Energisa, André Brito, para saber quais as vantagens em aderir a tarifa.

A tarifa funcionará da seguinte forma: Nos horários de pico (17h30 às 20h29), ela terá um valor mais alto, cerca de cinco vezes maior do que a tarifa convencional. Fora desse horário, o preço cobrado será mais baixo que o convencional. Haverá também uma tarifa de cobrança intermediária uma hora antes do início do horário de pico, entre as 16h30 e as 17h30, e depois, entre as 20h29 e as 21h29.

Segundo André, a nova tarifa é vantajosa para aqueles que possuem um controle de consumo na conta de energia. “Se você consegue ter controle, ter seu consumo controlado ou migrado para outros horários que não sejam intermediários e nem de pico, você terá uma certa vantagem em aderir a tarifa”, explica.

O assessor alerta que a conta pode ficar mais cara caso não haja um controle por parte dos consumidores. “É importante aderir quem tem o controle pleno dos seus horários de uso de equipamentos, quem não tem esse comportamento disciplinado pode ter aumento na conta”, alerta.

Quem pode aderir?

Neste primeiro momento, podem aderir à tarifa branca quem tiver consumo médio mensal superior a 500 quilowatts-hora (Kwh). A partir de 2019, poderão aderir  aqueles com consumo médio de 250 (Kwh) por mês e a partir de 2020 qualquer consumidor pode aderir, exceto aqueles com baixa renda.

Como solicitar?

O consumidor interessado em aderir a tarifa branca deve entrar em contato com a concessionária de energia, no caso de Sergipe, a Energisa, e após o pedido a concessionária tem 30 dias para fazer a troca do medidor de energia.

Por Yago de Andrade e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais