Professor da UFS expõe projeto de matemática

Atendendo a um convite formulado pela Assembléia Legislativa por propositura da deputada Ana Lúcia Menezes (PT) o professor  e engenheiro eletricista Valdenberg Araújo da Silva, pós-doutor da Universidade Federal de Sergipe, fez uma palestra sobre a importância do ensino da Matemática, que se seguiu com debate com os parlamentares no final da semana passada..
O professor Valdenberg expôs o Projeto Jovens Talentos na Matemática para parlamentares e uma platéia composta por professores e estudantes do CEFET e outras escolas, a exemplo dos alunos da Escola Presidente Vargas e Colégio Atheneu Sergipense.
Valdenberg mostrou o projeto que teve um resultado inesperado, até para ele, porque teve alunos fazendo mestrado com 13 e 14 anos de idade e doutorado com 17 e 18 anos de idade. Isso nunca se viu na história do Brasil, disse, destacando que isso tudo é fruto de um projeto, que envolve professores e pais. Quando se vê um aluno bom, todo mundo diz que é genial, mas não se pode esquecer do trabalho dos mestres e pais.
Valdenberg disse que existem projetos sendo desenvolvidos há mais de oito anos na Universidade Federal de Sergipe. “O trabalho da UFS na área da Matemática vem sendo reconhecido por instituições nacionais e com projeção mundial”, afirmou. O professor explicou ainda que um aluno que participa de uma olimpíada, praticamente, já tem seu futuro assegurado. Um dos projetos de Matemática teve a participação de onze milhões de alunos, sendo que 90 mil em Sergipe.

 

Eugênio Nascimento


Bom exemplo
Ele citou o caso do aluno Matheus que com doze anos de idade queria sair da escola e aos 14 anos fez mestrado e aos 19 defendeu a tese de doutorado. Poderia ter feito com 17 anos, mas fez com 19, para não perder a bolsa.Orgulhoso, Valdenberg disse que o Sul não tem um talento em Matemática como Sergipe produziu, como é o caso de Matheus.
Destacou que vários alunos estão sendo encaminhados para engenharia e outras áreas e são estudantes das diversas classes sociais, morando em bairros diferentes, inclusive da periferia. O projeto parece uma creche, porque são vários meninos estão lá e recebemos qualquer pessoa, disse.
Valdenberg lembrou que Sergipe tem muitos talentos, nas diversas áreas e nem todos são reconhecidos pelos sergipanos, mesmo se projetando fora do Estado. O professor disse que “é burro local e gênio nacional”. Sou ousado, brincou o professor, que apresentou sua equipe para os deputados.
Valdenberg disse que um aluno da UFS ganhou uma medalha de prata na Olimpíada Universitária de Matemática, participando com estudantes de diversas universidades brasileiras e até do ITA, IME, UFRJ. Este aluno é do curso de Economia e mora no Rosa Elze. Durante a palestra de Valdenberg foi dada oportunidade para que estudantes expussessem seus conhecimentos.
A deputada estadual Susana Azevedo, PSC, pediu que as autoridades amparassem o projeto, para que ele tenha condições financeiras de sobreviver, para mostrar novos talentos. Susana defendeu que os deputados federais coloquem emendas no Orçamento Geral da União, para a viabilidade desse projeto da Universidade Federal de Sergipe.
A deputada Goretti Reis, PFL, parabenizou os professores pela dedicação e disse que nenhuma nação avança se não tiver pesquisas, para o desenvolvimento socioeconômico.Goretti explicou que pesquisa custa caro e ela sabe muito bem disso, porque está se preparando para defender sua tese de mestrado.
A professora-deputada Ana Lúcia Menezes ressaltou que Valdenberg é um educador e cientista que vem projetando Sergipe nacional e internacionalmente e sua preocupação. Afirmou que o professor não faz marketing, para busca descobrir talentos, contribuindo para o incremento socioeconômico de Sergipe.
O professor Valdenberg destacou a abertura que a Assembléia Legislativa tem dado para os diversos segmentos, promovendo palestras e outros atos.
Segundo ele, a UFS ajuda bastante e diz que o projeto está aberto para os apoios que possam vir e destacou que os professores do interior têm ajudado bastante. Conforme ele, é importante que o Estado ajude financeiramente, para que novos talentos sejam descobertos em Sergipe.
O presidente da Assembléia Legislativa, Antônio Passos, PFL, diz que o Brasil precisa de entusiasmo e talentos.Afirmou que Valdenberg dá sua contribuição para a humanidade, porque as grandes soluções passam pelo ensino e comentou que a Matemática é importantíssima para a humanidade.
Passos parabenizou uma das alunas do projeto a Caroline Santos Andrade, que será uma grande cientista, como também Luís Carlos Silva Sobral, que mora no Pai André, periferia de Socorro.
Renan Ribeiro Souza Santos, outro aluno brilhante. As grandes figuras que marcaram a humanidade despertaram na juventude e contribuíram com grandes projetos, afirmou Antônio Passos, ressalvando que muitos cientistas sergipanos são anônimos, para Sergipe, e figuram no cenário internacional.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais