Sergipe foi um dos quatro Estados contemplados com o Prêmio BNB de Jornalismo 2005 na categoria nacional. Além dele, Bahia, Ceará e Pernambuco, também ganharam prêmios. O Estado ganhou na categoria Rádio com a matéria “Traçando o futuro”, da jornalista Silvia Lemos, produzida pela Rádio Cultura de Aracaju. Os certificados foram entregues na noite de segunda-feira, dia 8, em solenidade no Cineteatro do Centro Cultural BNB – Fortaleza, com a presença do presidente do BNB, Roberto Smith, diretores e superintendentes do Banco, além de convidados e profissionais ligados à comunicação. A premiação é no valor de R$ 8,5 mil.
Concorreram ao Prêmio BNB de Jornalismo 2005 profissionais e estudantes universitários com trabalhos veiculados em 60 veículos nacionais e regionais, entre emissoras de rádio e TV, jornais e revistas de todo o País, envolvendo o tema “Crédito como indutor do desenvolvimento do Nordeste do Brasil”.
Distribuído nas categorias nacional, estadual, universitário e extra-regional, além de um prêmio especial disputado por matérias veiculadas em cidades com menos de dez mil habitantes, o Prêmio BNB de Jornalismo 2005 abrange premiações no total de 100 mil, dos quais R$ 33 mil distribuídos em quatro prêmios na categoria nacional (Rádio, TV, Jornal e foto).
Sergipe
Os prêmios estaduais foram concedidos a cada um dos Estados de atuação do BNB nas categorias mídia impressa e mídia eletrônica, no valor de R$ 2 mil cada. Há ainda um prêmio estadual especial para universitários, no valor de R$ 1 mil; e o prêmio especial para trabalhos publicados em veículos da mídia impressa e/ou eletrônica localizados em municípios com menos de 100 mil habitantes, visando estimular a interiorização da informação jornalística.
Os ganhadores sergipanos foram os seguintes: mídia impressa – Marizete Reis de Meneses, do Jornal Correio de Sergipe, com a série “Mulher é maioria no CrediAmigo do BNB”; mídia eletrônica – Renata de Morais Alves, da TV Atalaia, com a reportagem “Terra: Investimentos e sonhos”; prêmio universitário – Priscila Elaine e Paloma Vieira, do curso de Comunicação Social da UNIT – Universidade Tiradentes, com a matéria “Celso Peixe”, veiculada na Rádio Universitária.
Segundo o gerente de Comunicação Social do Banco do Nordeste, Maurício Lima, o alto nível dos trabalhos concorrentes pode ser aferido pelo grande número de empates na premiação. Na categoria nacional, todos os prêmios tiveram dois trabalhos vencedores.
Durante a solenidade, o Banco do Nordeste fez o lançamento do Prêmio BNB de Jornalismo 2006, que contemplará com prêmios no total de R$ 105 mil os melhores trabalhos jornalísticos divulgados ao longo deste ano enfocando o tema: “O papel do crédito no desenvolvimento de micro e pequenas empresas nordestinas”.
LISTA DE GANHADORES NACIONAIS
Mídia impressa-texto: Osvaldo Scaliotti Neto, Claude Bornel e Dalviane Pires, do Jornal O Povo, de Fortaleza-CE, com a série de reportagens “Crédito para o desenvolvimento; e Inês Andrade e Viviane Barros Lima, do Jornal do Commercio, de Recife-PE, com a série de reportagens “Os caminhos do crédito”.
Mídia impressa-foto: Evilázio Bezerra, do jornal O Povo, de Fortaleza, com a foto “Crédito para a agricultura familiar – plantar para não faltar”; e Teresa Maia, do jornal Diário de Pernambuco, de Recife, com a foto “Turismo rural”.
Mídia eletrônica-TV: Ana Quezado, Eulália Camurça, Susy Costa Dias, Ricardo Nunes e Eveline Frota, da TV Verdes Mares, de Fortaleza, com a série de reportagens “Empréstimos; e Cristiane Correia, com a matéria “Prodetur Salvador/Costa dos Coqueirais”, veiculada na TV Educativa, de Salvador-BA.
Mídia eletrônica-rádio: Alexandra Torres, da Rádio JC/CBN, de Olinda-PE, com a matéria “Financiamento permite retomada da indústria têxtil de Camarajibe”; e Sílvia Lemos, com a matéria “Traçando o futuro”, divulgada na Rádio Cultura, de Aracaju-SE.
Extra-regional – Na categoria extra-regional, o Prêmio BNB de Jornalismo foi concedido ao trabalho “Na Rota dos Investimentos”, caderno especial sobre o Nordeste publicado no jornal O Estado de S. Paulo, e que teve a participação dos jornalistas Carmem Pompeu, Clayton Netz, Ângela Lacerda, Juliana de Souza, Amaury Segalla, João Paulo Nucci, Luciano Coelho, Manoela Rios, Armando Mendes, Lucimara Correa, Alexandre Ramos e Ricardo Rodrigues.
O PRÊMIO
De caráter anual e aberto a estudantes e profissionais de jornalismo de todo o País, o Prêmio BNB de Jornalismo foi lançado na década de 1980, tendo sido editado até 1999, contemplando apenas trabalhos publicados na mídia impressa. Retomado há três anos pela atual gestão, o Prêmio tem como objetivo estimular o debate e esclarecer a sociedade sobre a importância de ações inovadoras na área do desenvolvimento regional, capazes de contribuir para a inclusão social e fortalecimento da cidadania no Brasil e no Nordeste. “O microcrédito como instrumento de inclusão social no Nordeste do Brasil” e “Agricultura Familiar: produzindo mais para alimentar o Nordeste” foram as temáticas anteriores.
Na edição 2006, o objetivo é estimular a produção de matérias que abordem o papel do crédito no desenvolvimento de micro e pequenas empresas nordestinas. Importante segmento para a economia nacional e regional, as micro e pequenas empresas (MPEs) representam 99% dos estabelecimentos econômicos, geram 57% dos empregos totais e 26% da massa salarial, e respondem por cerca de 20% do PIB. Apesar de sua importância, as MPEs estão à margem da oferta de empréstimos, uma vez que 61% delas ainda não tomaram crédito bancário.
Ciente desta conjuntura, o Banco do Nordeste instituiu uma estratégia negocial voltada para apoiar o desenvolvimento desse segmento empresarial. Como resultado, no ano passado, as contratações de crédito do Banco aumentaram 33,1% em relação a 2004, atingindo R$ 6 bilhões, o triplo de 2003. Atualmente, 25% das operações do BNB são feitas com recursos da carteira comercial – que incluem o financiamento às MPEs.
Concorreram ao Prêmio BNB de Jornalismo 2005 trabalhos publicados nos nove Estados nordestinos e em Minas Gerais, além de Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul. Ao todo, 40 trabalhos foram selecionados, sendo sete universitários e três oriundos de cidades com menos de 100 mil habitantes. Juntos, os trabalhos inscritos somaram 70,8 páginas inteiras de jornal, 32 páginas de revistas, 3 horas de matérias de televisão e 4 horas de matérias de rádio sobre o tema em questão, gerando grande exposição do Banco na mídia. Os trabalhos vencedores serão editados em livro (impressos), DVDs (TV) e CDs (Rádio), para distribuição posterior junto aos profissionais e universidades.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B