Confira dicas de redação para o vestibular da UFS

Amanhã, 17, acontece a última e mais importante etapa do vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS): a prova do vestibular. Decisiva para a classificação final do candidato, os pontos obtidos através da nota da redação do vestibular são parte dos pontos finais da prova de Português.

 

Segundo as regras do manual do candidato, a prova de Português é Peso 5 nos cursos da área de Humanas e nas Licenciaturas, e Peso 4 nos demais. Os pontos finais obtidos através dessa prova eliminam candidatos em caso de empate na classificação final.

 

Para ajudar os vestibulandos nesta última semana se preparações antes das provas, o Portal Infonet conversou com o professor de Redação Dênison Venttura Sant’Ana, que falou sobre algumas dicas que podem ajudar na realização desta importante etapa.

 

Segundo o professor, os temas que tem maiores chances de cair na Redação são aqueles que estão em voga, como transposição do rio São Francisco, ditadura da beleza, conflito entre religiões e terrorismo, entre outros. “Basta atentar-se aos fatos que caracterizam a mídia em caráter nacional/mundial”, conta Dênison.

 

Para ele, o contato com jornais, livros e revistas é imprescindível. “Tenha como base inicial, a presença incessante de leituras qualificadas, que trabalhe os temas de caráter social: educação, saúde, perspectivas de vida, meios de comunicação de massa, relacionamentos humanos”, relata o professor.

 

Estruturalmente, o vestibulando deve estar atento às normas da língua portuguesa. “Ele deve fazer a revisão de regras gramaticais que abrangem os critérios de concordância verbal e nominal e da colocação pronominal”, expõe Dênison.

 

Ele ainda ressalta que é importante descartar o uso de gírias: “o vestibulando tem que editar a utilização de linguagem coloquial na construção das idéias presentes nos textos”. De acordo com Dênison, o texto deve estar nas 3as Pessoas do Singular e do Plural ou na 1ª Pessoa do Plural. “Em hipótese alguma utilizar a 1ª Pessoa do Singular”, revela o professor.

 

“Trabalhe o texto dissertativo-argumentativo com a presença de 4 parágrafos no mínimo e 5 no máximo. A introdução não deve possuir menos de 3 e mais de 5 linhas. Quanto ao desenvolvimento, sinteticamente dizendo, faça-o com a estrutura pautada em causa e conseqüência e possíveis aspectos positivos e negativos”, propõe Dênison.

 

“Na conclusão lembre-se de que este é o parágrafo designado para resolução do problema. O processo de construção necessita de 3 elementos: base gramatical, técnicas de estruturas do texto e no mais, informação/leitura”, complementa o professor.

 

Ele ainda ressalta que todos os termos em gerúndio devem ser evitados, bem como pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos em excesso, e o sufixo terminado em ‘-mente’.

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