Escolas começam preparação intensiva para o vestibular da UFS

Falta pouco mais de três meses para a realização do Processo Seletivo da Universidade Federal de Sergipe, o PSS 2008, sem dúvida o vestibular mais concorrido do Estado. Pensando em preparar bem o aluno para este grande teste, as escolas elaboram um calendário de atividades e revisões numa corrida contra o tempo para oferecer uma melhor preparação para os alunos.

A equipe do Portal Infonet colheu informações em duas escolas da capital, uma pública e uma privada, para ver como está a preparação de cada uma.  Além disso, conversamos com alguns estudantes para saber como está o clima de expectativa com relação às provas que acontecem na primeira semana de dezembro.
Clique aqui e confira depoimentos dos estudantes sobre a expectativa para o vestibular 2008

 


Escola Pública

Escola Privada

Aulas

 

No Centro de Excelência Atheneu Sergipense as aulas são de segunda a sexta-feira pela manhã, de todas as matérias, com conteúdo do vestibular. À tarde os alunos têm complemento do conteúdo com revisões.

 

Revisões

 

Uma vez por mês ocorrem os sábados letivos, que são revisões de blocos de disciplinas. No último sábado, ocorreram as revisões de Química, Física e Matemática. Intercalando a revisão de conteúdos a escola oferece sábados de educação física, destinados à prática de esportes.

 

Simulados

 

Quatro simulados foram pensados para todo o ano, afim de recriar as condições que os alunos irão encontrar no dia do vestibular. O próximo será realizado no dia 29 de setembro, e todos os alunos podem participar. O sábado anterior à prova da UFS é o chamado ‘dia das dicas”, onde os professore dão as últimas orientações para os alunos se sentirem confiantes na hora decisiva.

 

Ana Célia, orientadora do 3º ano do Atheneu

 

Auxílio ao Aluno

 

 

A escola prepara anualmente o ‘Ciclo de orientação profissional”, onde ocorrem palestras sobre várias carreiras e mercados de trabalho identificadas como de maior interesse pelos alunos. A última pesquisa feita com os estudantes apontou que os cursos de Educação Física e Ciências Biológicas é o mais procurado por eles.

 

Além da preparação para o vestibular os alunso também são orientados a participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorreu ontem, 26. Caso haja uma boa pontuação no ENEM o aluno pode conseguir uma bolsa em alguma das universidades particulares do Estado através do Programa Universidade Para Todos (Prouni) do Governo Federal.

 

Dificuldades com os alunos

 

Para Ana Célia, pedagoga e orientadora do 3º ano do Atheneu, o que mais preocupa na preparação é o nível de desinteresse dos alunos. “Eles não têm perspectiva nenhuma. Não sabem se querem continuar os estudos, se querem trabalhar, qual carreira querem seguir. E acabam se desestimulando para estudar. Falta maturidade para eles”, diz Ana Célia. Dos 250 alunos apenas dois não farão o Processo de Seleção da UFS esse ano.

 

Aulas

 

No Arquidiocesano as aulas acontecem de segunda a sábado pela manhã, com todas as matérias e o conteúdo do vestibular. Pela tarde, de segunda a sexta os alunos estão recebendo o chamado ‘estudo dirigido”, ou seja, um reforço com aulas programadas sobre conteúdos anteriores e os que estão sendo estudados

 

Revisões

 

O mês de novembro vai ser todo dedicado á revisões no Arqui, que serão ministradas fora do ambiente escolar. A idéia é desestressar os vestibulandos e estimular a revisão dos conteúdos.

 

Simulados

 

No mês de agosto o colégio promoveu o ‘Vestibulinho”, uma prova para revisão dos conteúdos dados no primeiro semestre, nos moldes do vestibular da UFS. A prova foi realizada em três dias e todos os alunos puderam participar. Outra prova está prevista para o segundo semestre, revisando todo o conteúdo.

 

Fritz Barreto, coordenador do Arqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Auxílio ao Aluno

 

Durante as revisões para o vestibular o colégio pretende fazer uma surpresa aos alunos, o ‘Arqui Motivacional”. A idéia é fazer um evento reunindo psciólogos e professores especializados em aulas de motivação para os alunos. As revisões devem ser feitas em ambientes externos à escola, para desestressar os vestibulandos. No primeiro semestre o colégio realizou o ‘Arqui Vocancional”, evento sobre mercado e profissões para ajudar na escolha dos alunos.

 

O colégio também prepara os alunos para os vestibulares de fora e monta os calendários de acordo com as provas mais procuradas. Segundo Fritz Radtke Barreto, coordenador do Arqui, além da UFS e da UNIT os alunos procuram muito o vestibular da UFBA na Bahia. A UFBA vai realizar a sua primeira etapa nos dias 18 e 19 de novembro, seguida da UNIT nos dias 25 e 26. As provas da UFS serão feitas de 2 a 5 de dezembro, e a segunda fase da UFBA será nos dias 16 e 17.

 

Dificuldades com os alunos

 

Para Fritz Barreto os alunos do terceiro ano estão com maturidade para enfrentar o processo, mas a maior dificuldade é com os alunos do PSS do 1º e 2º ano. “Eles ainda não tem consciência do vestibular, falta maturidade. Por isso nós estamos fazendo um processo de valorização do PSS na escola, para que ao final do ensino médio os alunos não tenham que fazer o vestibular geral”, explica o professor.

 

Já no 3º ano Fritz aponta a má escolha dos cursos como um fator de preocupação nos estudantes. “Às vezes eles se orientam pelo modelo de boletim que a UFS dá, ou seja pelo curso que dá pra passar com a pontuação que já fizeram”, relata. O professor diz que o colégio procura orientar os alunos com relação á escolha da profissão.

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais