Nutricionista: Profissional que luta pela qualidade de vida

A Nutrição é uma medicina preventiva
Há algum tempo, quando alguém desejava fazer uma dieta, procurava logo um endocrinologista e tudo parecia estar resolvido. No entanto, o papel desse profissional consistia – e consiste – em estudar o metabolismo humano, verificando taxas de hormônios como os do crescimento, testosterona e tireóide, sem fazer uma análise mais aprofundada dos nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e de suas doses diárias recomendadas para cada faixa etária da sociedade. 

Com o passar dos anos, constatou-se que a maior parte das doenças adquiridas ocorre devido à má alimentação da sociedade moderna, que come mal e às pressas para não perder escola, trabalho, curso de idiomas, ginástica… Essa preocupação de oferecer os alimentos essenciais e em doses corretas para os indivíduos, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida, é tarefa primordial do profissional de Nutrição.

Curso

Em Sergipe, o curso oferece 50 vagas anuais na Universidade Federal de Sergipe e tem a duração de quatro anos. Criado em 2006 pelo projeto de Expansão da UFS, ainda não há um reconhecimento do curso pelo MEC, mas há uma autorização legal a fim de que o curso seja avaliado e tenha seu reconhecimento. “Como o curso de Nutrição foi criado no ano passado, o reconhecimento do mesmo só será possível e permitido quando a primeira turma se formar, ou seja, a partir de 2011”, diz a professora da UFS Raquel Simões.

Profissão

Devido à escassez de nutricionistas no nosso Estado, já que a maioria dos sergipanos que atua na àrea reside em outros lugares, a demanda de atividades a serem cumpridas por esses profissionais é enorme. “O nutricionista tem uma vasta opção de atividades. Pode trabalhar em escolas, restaurantes, hospitais e buffet, além de elaborar programas de reeducação alimentar para as famílias mais desfavorecidas da sociedade. É uma profissão mais que necessária porque vivemos em um mundo que adoece pela falta de comprometimento com a saúde”, afirma Raquel.

Segundo ela, um dos maiores problemas enfrentados nos dias atuais é a obesidade infantil. “É um absurdo como as crianças se alimentam mal nos dias de hoje. Ninguém come mais frutas e, muito menos, verduras. O que mais se vê no prato de uma criança é a famosa batata-frita, por isso muitas delas têm índices de colesterol e açúcar altíssimos, além de problemas cardíacos bem precoces”, conta.

Estudos

Biologia e Química são algumas disciplinas essenciais para quem quer seguir a carreira. Na universidade, Bioquímica e Fisiologia são obrigatórias para o desenvolvimento e aprimoramento da profissão. “Estudar a composição dos alimentos é de grande importância”, lembra.

Mercado

Como o mercado sergipano ainda não é abrangente, a média salarial de um nutricionista é baseada nos Estados da Bahia e Sergipe e corresponde a R$ 1.200. Como o nutricionista pode trabalhar em vários lugares, a média pode chegar a quase R$ 4.300.

Conselho

Para aqueles que querem seguir a carreira, Raquel dá um conselho. “O bom nutricionista é aquele que não só espera a melhoria da qualidade de vida de sua sociedade. Mas sim faz por onde obtê-la.”

Por Jéssica Vieira e Carla Sousa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais