Ministérios definem novas regras para hospitais universitários

Os ministérios da Educação e da Saúde lançaram nesta terça-feira, 2, um sistema que permite a adesão, pela internet, ao Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino. Os ministros assinaram também duas portarias que redefinem as regras para o credenciamento dos hospitais universitários brasileiros.

 

O programa de reestruturação, lançado em 2003, permite o credenciamento dos hospitais que participam da formação de estudantes de graduação e de pós-graduação. Até o momento, 213 instituições solicitaram a certificação como hospitais de ensino, das quais, 143 foram certificadas. Desde 2005, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe foi certificado pelo MEC.

 

As duas portarias redefinem as regras para que os hospitais passem a ser considerados instituições de ensino. A primeira estabelece novos critérios para que um hospital seja reconhecido como universitário. Com a portaria, os de menor porte têm tratamento diferenciado e serão analisados antes de ser definido o número obrigatório de vagas para residentes. Além disso, a portaria estabelece que os hospitais de ensino também reservarão vagas para o estágio de alunos de outras áreas de saúde, como enfermagem, psicologia e nutrição.

 

A segunda portaria cria a comissão interministerial para a certificação dos hospitais de ensino. De acordo com o documento, 16 representantes de cada ministério serão responsáveis pela análise da documentação e farão visitas aos hospitais que solicitarem o credenciamento. O resultado da análise será encaminhado à comissão interministerial, formada por três membros de cada ministério.

 

Na rede hospitalar brasileira, os hospitais universitários são responsáveis por 70% dos procedimentos de média e alta complexidade. O Ministério da Saúde anunciou um reajuste de recursos de 23% para esses procedimentos, o que aumentaria em R$ 4 bilhões as verbas destinadas à saúde.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais