MEC define novas regras para criação de cursos de medicina

MEC quer melhorar ensino médico
A Secretaria de Educação Superior e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) editou novas regras para a autorização de cursos de graduação de medicina. A lista de princípios gerais traz seis exigências mínimas para a criação de novos cursos.

 

O objetivo do Ministério da Educação ao adotar critérios rígidos, tanto para abertura de novos cursos como para reconhecimentos e renovações, é promover uma melhoria da qualidade do ensino médico no país. De acordo com dados do próprio MEC, o número cursos de medicina passou de 82 em 1996 para os atuais 167.

 

Os seis itens que norteiam a nova regulação são os seguintes: ser criados preferencialmente por instituições nas quais haja articulação com outros cursos já existentes e bem avaliados na área da saúde; integração ao sistema local e regional de saúde, especialmente por meio do SUS; número de vagas de acordo com a dimensão e qualificação do corpo docente, com a proposta pedagógica e com a infra-estrutura da instituição; infra-estrutura mínima disponível para os três primeiros anos do curso; disponibilidade de hospital de ensino próprio ou conveniado, que possua programas de residência médica; núcleo docente estruturante, composto por docentes com dedicação preferencial ao curso, com alta titulação e experiência na área específica.

 

Com informações do MEC

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais