Os professores da rede municipal de ensino de Canindé do São Francisco realizaram na manhã desta sexta-feira, 9, uma grande marcha pelas ruas da cidade. O objetivo foi conseguir junto à administração uma audiência para que sejam discutidas melhorias para a classe.
O ato saiu do Clube Municipal Altemar Dutra às 8h e terminou em frente ao gabinete do prefeito Orlando Porto, na praça principal. O deputado federal Iran Barbosa e o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE), Antonio Góis, participaram da marcha.
Ao fim do ato, o deputado foi convidado para uma conversa rápida na prefeitura e conseguiu agendar uma audiência para a próxima terça, 13, às 15h, entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese) e a administração do município. Na quarta, 14, a categoria fará uma assembléia no Clube Municipal para avaliar as propostas.
Os professores esperam que a prefeitura apresente uma proposta de reajuste salarial que possa recompor, em parte, as perdas salariais dos últimos sete anos, que chega a 49%. Eles não abrem mão do acesso a cópia da folha de pagamento do Fundeb, que mostra o repasse da verba para educação no município. Até a audiência, os professores continuarão em greve.
Histórico
Durante esta semana, os professores realizaram diversos atos de protesto. Ocuparam o prédio da Secretaria de Administração, fizeram uma passeata pelas ruas da cidade, visitaram domicílios a fim de explicar a situação da categoria procurando mobilizar a população. Para o professor José Dias, “as manifestações surtiram efeito e a administração ficou preocupada com a situação”.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B