Licenciatura em Artes Visuais tem mercado amplo

Cristiane Cardoso

Era muito comum no início da década de 1990 pessoas ingressarem no curso de Artes Educação em Licenciatura e confundirem com Teatro, Dança ou Artes Plásticas. De 1998 para cá esse curso sofreu várias transformações. O nome passou a ser Licenciatura em Artes Visuais e a Lei de Diretrizes de Base de 1996, chamada de Lei Darcy Ribeiro, obrigou as escolas a manter o ensino de Artes por um professor que tenha essa formação.

Em entrevista ao Portal Infonet, a professora da rede estadual e arte educadora do Sesc, Cristiane Cardoso Barbosa, explica que essa confusão amenizou, e a lei melhorou o campo de trabalho. Segundo ela, as escolas passaram a exigir qualificação.

Profissão

Os interessados a seguir essa carreira encontrarão nessa área uma atmosfera cultural muito forte. A pessoa tem que ser sensível, gostar de ler, de cultura, de eventos culturais e conhecer a realidade de onde vive. Tem que saber realmente que tipo de arte é: a voltada para educação cultural. Durante muito tempo professores de Geografia e História desempenharam esse cargo. Segundo Cristiane, eles consideravam Educação Artística colagem, desenhos e pinturas simples. “O mundo das artes é muito mais abrangente e crítico”, disse. “Com a Lei Darcy Ribeiro só ensina Artes quem é formado em Licenciatura em Artes Visuais”, acrescentou.

Os estudantes deste curso terão quatro anos para conhecer o mundo das artes geral e brasileira. Em Sergipe, a exclusividade é da Universidade Federal de Sergipe (UFS). É oferecido pelo Centro de Artes e Comunicação da UFS. “O curso é muito bom, e o nível dos professores é excelente”, elogiou a educadora. Segundo ela a concorrência no vestibular é de cinco para um, numa disputa de 50 vagas. “Na minha época eram 20 vagas. Com a expansão do curso as vagas aumentaram. Até o ano de 2000 a Unit tinha um curso de Educação Artística”, completou. Vale lembrar que na UFS não tem o bacharel em Artes e que a Unit não mantém mais o curso de Educação Artística.

Estudos

Na grade curricular o calouro será apresentado a diversas disciplinas: Estética da Arte, Introdução a Música, Introdução ao Teatro, Escultura, Modelagem, Pintura I e II, além das matérias padrão Filosofia e Antropologia. “Essas disciplinas permitem ao estudante tanto a teoria quanto a prática”, explicou Cristiane. De acordo com ela a teoria é executada no campus da UFS e a prática no Centro de Cultura e Arte (Cultart).

Mudança

Com a mudança de nomes, o curso mudou sua formação. Para Cristiane, antes era muita teoria, que não estava ligada a realidade do mundo das artes. Ela diz ainda que esse campo é muito vasto. “Acabávamos vendo pouco dessa abrangência. Hoje está mais focalizado às artes visuais”, afirmou.

Mercado

“É ótimo”, disse Cristiane em relação ao mercado de trabalho. Salas de aulas, atividades em Centros Culturais, a comunicação visual e especializações, são algumas áreas de atuação do arte-educador. Mas ela chama atenção para um ponto: a reciclagem. “Para quem sempre está se atualizando o mercado é bom”, disse.

Com a Lei Darcy Ribeiro a sala de aula é o mais comum, principalmente na rede estadual. Em contrapartida os salários não são dos mais atrativos. “R$ 850 a R$ 900 reais por 25 horas/aula”, conta Cristiane. Porém, segundo ela, essa é uma profissão que permite o indivíduo trabalhar em vários lugares, como na rede particular e municipal que pagam muito bem. “Esse é o caminho. O salário é melhor”, disse.

Outra área são os centros culturais ligados ao poder público. De acordo com ela esses órgãos dão muito apoio. Eles buscam a capacitação e seguem um modelo nacional. “Pelo menos aqui no Sesc nós somos valorizados e reconhecidos”, afirmou.

“A pessoa deve entrar no curso com a visão de que é necessária a pesquisa, a sensibilidade, a reflexão, a crítica e acima de tudo a paixão avassaladora pelas artes. Porque elas vão encontrar entraves e, será somente a partir dessa consciência da importância da arte que vai seguir em frente”, finalizou a Arte Educadora, Cristiane Cardoso Barbosa.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais