Os professores da rede municipal de Umbaúba decidiram em assembléia realizada no último dia 18, paralisar as atividades dias 25, 26 e 27 de junho. O motivo é que as negociações da pauta de reivindicação não avançam.
Um dos pontos de reivindicação é a questão da merenda escolar, que é fornecida aos estudante de forma irregular. De acordo com os professores, no ano passado somente os alunos que estudam de manhã tiverem merenda escolar com freqüência. Quem estuda a tarde só tem merenda 2 ou 3 vezes por semana. Quando os alunos da noite têm merenda significa que faltou para os estudantes da tarde.
Os docentes denunciam também que os ônibus que fazem o transporte escolar são velhos com janelas quebradas e vivem lotados. Os estudantes são obrigados a sair antes da aula porque os motoristas não esperam até o último horário e vários alunos já foram deixados na cidade tarde da noite. De acordo com os representantes do Sintese no município, a secretaria de Educação sabe do problema, mas não toma providência.
Além disso, o prefeito foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado a devolver ao Fundeb quase R$40 mil e apesar de ter sido multado, continua descumprindo a lei e fazendo pagamentos irregulares e não libera os documentos para os conselheiros do Fundeb fazerem a fiscalização. Outro ponto de reivindicação é que há cinco anos os professores negociam o estatuto e a prefeitura não encaminha o projeto para Câmara.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B