TJ adia votação de progressão vertical

Cezário Siqueira / Foto: TJ/SE
Os professores terão que esperar mais uma semana para a apreciação do Tribunal de Justiça em Sergipe (TJ/SE) sobre a inconstitucionalidade a progressão vertical. O desembargador do TJ, Cezário Siqueira Neto, informou que ainda está dentro do prazo de pedido de vistas e que na próxima seção do pleno, que acontece na quarta-feira, 2 de julho, ele dará seu voto.

“A questão é complexa e solicitei tempo para estudar melhor o processo”, explica o desembargador em um programa de rádio local.

Os professores já informaram que irão fazer vigília na sede do Tribunal de Justiça durante a seção, numa tentativa de sensibilizar os desembargadores. Na última quarta-feira, 18, depois do voto dos desembargadores  Netônio Barreto e José Alves pela constitucionalidade, o desembargador Cezário Siqueira pediu vistas ao processo suspendendo assim a seção.

A Procuradoria Geral do estado (PGE) acredita que a progressão é inconstitucional, porque a Constituição impossibilita a progressão vertical simplesmente pelo fato do professor ter passado do nível médio para o nível superior; as atribuições dos professores de nível médio e superior são diferentes e se há concurso para os níveis médio e superior a mudança de nível somente pela formação não pode ser concedida.

Já para o Sintese a lei que concede a automaticidade é totalmente constitucional porque a carreira do professor atende o princípio da Constituição que exige a qualidade do ensino e a qualificação profissional só se efetua pela formação. Como o professor terá mais atributos é preciso que o Estado dê uma contrapartida, aumentando a remuneração. Isso sem falar na Emenda Constitucional 19 que garante a possibilidade de progressão vertical automática para qualquer servidor público.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais