Professores da rede estadual fazem manifestação nesta quinta-feira, 30, em frente à Secretaria de Estado de Educação (Seed). Como informa o secretário de comunicação do sindicato da categoria, Roberto Silva dos Santos, os professores reivindicam as implementações do piso salarial nacional e das eleições para diretores nas escolas públicas estaduais. Professores entregarão ofício ao governador
Liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese), os docentes pretendem protocolar ofícios destinados ao secretário de Educação, José Fernandes de Lima, e ao Governador do Estado, Marcelo Déda. Segundo Roberto Silva, o piso nacional, que eleva o salário dos professores de R$ 425 para R$ 950, foi instituído em julho de 2008.
Roberto conta que já foram iniciadas as discussões com a Seed, mas as negociações pouco avançaram. “Em agosto, foi criada uma comissão para discutir o piso com a participação do Sintese, mas, até agora, só aconteceu uma reunião. Outras quatro reuniões foram marcadas e desmarcadas”, relata.
Gestão democrática Roberto Silva: negociações pouco avançaram
O secretário do sindicato afirma que o projeto de lei que prevê a eleição dos diretores das escolas estaduais, a gestão democrática, também já foi inicialmente discutido com a Seed. Porém, há um ponto polêmico no projeto.
Segundo o Sintese, a Seed defende que para que o professor possa exercer o cargo de diretoria, ele deva ser aprovado com média sete numa prova. “Defendemos que, ao invés da prova, o Estado ofereça formação aos professores. A prova não qualifica. A formação sim”, argumenta.
A equipe do Portal Infonet tentou entrar em contato com algum representante da Seed, mas ninguém que estivesse autorizado a falar sobre o assunto foi encontrado.
Por Zeca Oliveira e Carla Sousa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B