Professores querem manter mais de um vínculo

Gilvan da Luz: “Sou concursado no Estado e no município”
Professores do Centro de Excelência do Atheneu Sergipense se reuniram na tarde desta terça-feira, 27 com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), para discutir a permanência da categoria no colégio. Eles não se conformam com a notícia de que serão devolvidos para a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), para que sejam lotados em outras escolas por possuírem dois vínculos empregatícios.  Na Secretaria de Estado da Educação (Seed), a informação é de que a exigência é legal.

Durante a reunião no Centro de Formação do Sintese, os professores mostraram-se preocupados com a possibilidade de perder o direito de lecionar no Atheneu e em outras escolas, seja do município ou da rede particular. “Eu trabalho há oito anos no Atheneu. Sou concursado e também fui aprovado em concurso do município. Até agora não sabemos qual o subsídio legal utilizado, pois esse direito de ter dois vínculos é constitucional e com respaldo na lei do magistério estadual”, entende o professor José Gilvan da Luz.

José Francisco: “Seed deve usar de bom senso”

O diretor executivo da base estadual do Sintese, José Francisco Andrade, destacou que o sindicato espera que a Seed use o bom senso e mantenha os professores que possuem mais de um vínculo, nos centros de excelências.

“Vamos tentar uma audiência na Secretaria de Educação para que a própria Seed encontre uma solução, pois são 17 professores do Atheneu, três do Marco Maciel, sem contar com os profissionais que atuam em Nossa Senhora da Glória”, enfatiza ressaltando que a legislação diz que a remoção de professores deve ser ocasionada pelo reordenamento da rede, avaliando-se tempo de serviço e sobra de professores.

Seed garante legalidade

Na Assessoria de Comunicação da Seed, a informação é de que a lei complementar 114, de 21 de dezembro de 2005, cita no artigo 10, que a lotação de professores dos Centros de Excelências, é uma atribuição dos secretários de Estado da Educação, ou seja, que os profissionais podem ser livremente designados e dispensados.

Professores do Atheneu pedem ajuda aos representantes do Sintese
“Estamos agindo totalmente dentro da lei. A Seed está chamando os professores um a um para avaliar cada caso. Já regularizamos a situação de quem possui dois vínculos dentro da rede estadual”, explica o assessor de comunicação substituto da Seed, Givaldo Ricardo de Freitas, destacando que no Atheneu, a proposta para quem optar por trabalhar em tempo integral, é receber 140% a mais nos vencimentos.

Por Aldaci de Souza

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais