Creese identifica crianças e adolescentes especiais

Ações dinamizadas/Foto: Juarez Silveira

O Centro de Referência em Educação Especial (Creese) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) registrou, em 2008, um atendimento de 1.121 novos casos de crianças e adolescentes com necessidades especiais. Em anos anteriores esse número não passava de 400.

A dinamização das ações do centro passou a acontecer após a implantação, pelo Governo de Sergipe, do “Projeto Itinerância” e a realização do “Programa Sergipe de Todos”, que já está na sua sexta edição.

Através do “Projeto Itinerância”, o CREESE está identificando, avaliando e diagnosticando alunos com necessidades especiais, matriculados nas escolas da rede pública estadual em todos os municípios sergipanos. Os atendimentos são previamente agendados através das Diretorias Regionais de Educação (DREs). Anteriormente as ações eram realizadas apenas na capital, pelo Projeto Pré-Matrícula.

Com o Sergipe de Todos, os especialistas do Centro têm a oportunidade de apresentar as ações à comunidade, conversar com a população e conscientizá-la sobre as políticas públicas ofertadas pelo governo por meio do CREESE. A média de visitas nos estandes do Centro de Referência durante o Sergipe de Todos é de 300 pessoas por edição.

“Temos um compromisso com a sociedade, por isso, realizamos um trabalho que vai da avaliação ao encaminhamento”, disse a diretora do CREESE, Vera Vilar Dellaparte. Ela explicou que o primeiro passo tem de ser dado pela família, professor ou equipe diretiva da escola de qualquer rede. Eles têm que nos procurar ou solicitar a nossa visita. Só assim poderemos dar início a um trabalho que resultará no fornecimento de um diagnóstico. Cada avaliação realizada, segundo a diretora, envolve assistente social, psicólogo, psicopedagogo, psicomotricista, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. “Praticamente são seis avaliações em uma”, informou.

Com o diagnóstico em mãos, os profissionais do CREESE promovem uma anamnese. Uma espécie de entrevista com serviço social realizada com os pais ou responsável pela pessoa assistida. De acordo com Vera Dellaparte, essa entrevista fornecerá informações que serão confrontadas com as já detectadas.
 

Fonte: Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais