UFS pode ofertar quatro novos cursos

A Universidade Federal de Sergipe irá apreciar na próxima reunião do Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Conepe), com data ainda a definir, propostas de criação de cursos de graduação. Se aprovados, os novos cursos serão ofertados no vestibular de 2010. Conheça as propostas:

Engenharia Ambiental

Solicitado pela Reitoria e entregue à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em janeiro deste ano, o curso de Engenharia Ambiental terá como foco o controle da poluição do ar, água e solo pelas indústrias. Se aprovado, disponibilizará 40 vagas anuais.

De acordo com o professor Daltro Filho, o curso abrirá um espaço promissor aos graduados. “É um mercado ainda recente no nosso estado. Em virtude disso, teremos um campo promissor aos profissionais. O graduado poderá trabalhar em empresas públicas, terá condições de ser um empreendedor e trabalhar num próprio escritório”, disse o professor.

Engenharia de Petróleo

Uma comissão do Departamento de Engenharia Química enviou ao Conepe proposta para a criação do curso de Engenharia de Petróleo. O diferencial dessa engenharia será a formação de profissionais para a exploração e produção de petróleo, com registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). A criação do curso era visada desde 1972, mas foi retardada pela falta de profissionais qualificados em Sergipe.

O vice-reitor Angelo Antoniolli afirma que há uma grande motivação na comunidade acadêmica em relação ao novo curso. “Essa engenharia irá atuar numa área sinérgica, junto com outros cursos, como as engenharias Química, Mecânica e de Materiais e Geologia. Essa graduações têm forte vocação para pesquisas na área de petróleo, podendo ser o alicerce das pesquisas tecnológicas junto ao Núcleo de Petróleo e Gás [Nupeg]”, diz.

Ecologia

Estudar as interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. É com esse objetivo que a UFS pretende oferecer à comunidade acadêmica o curso de Ecologia. De acordo com o professor Renato Farias, serão ofertadas 50 vagas anuais, divididas em dois semestres, com o fim de formar um profissional mais ligado ao estudo aprofundado das relações ambientais.

Entretanto, faz-se necessário ressaltar que há uma distinção entre os cursos de Biologia e Ecologia. “Não são a mesma coisa. O primeiro é mais abrangente, generalista, enquanto o outro trata de aspectos específicos. Contudo, a proposta do curso é permitir aos alunos de ambas as graduações a possibilidade de ter os dois diplomas sem a necessidade de outro vestibular. Dessa forma, o aluno termina uma graduação e cursa as matérias restantes da outra, como acontece entre alguns cursos de licenciatura e bacharelado”, completa Renato.

Matemática Aplicada

Proposto pelo professor David Soares, do Departamento de Matemática, o curso de Matemática Aplicada pretende interagir com as áreas tecnológicas e industriais. Ainda não há previsão de número de vagas.

A matemática aplicada é um ramo da matemática que trata da aplicação do conhecimento matemático a outros domínios. Tais aplicações incluem cálculo numérico, matemática voltada a engenharia, programação linear, otimização, modelagem contínua, biomatemática e bioinformática, teoria da informação, teoria dos jogos, probabilidade e estatística, matemática financeira, criptografia, combinatória, teoria de grafos como aplicada em análise de redes, e grande parte do que se chama ciência da computação.

Fonte: UFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais