Professores do interior param em prol do Piso

Os professores da rede municipal de Laranjeiras, Salgado e Simão Dias paralisaram as atividades comprometendo o período letivo do segundo semestre de 2009. Todos reivindicam o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional. Além destes municípios, Amparo do São Francisco e Santa Luzia também devem suspender as aulas nos próximos dias pelo mesmo motivo.

Em Simão Dias, os professores aguardam uma proposta satisfatória do prefeito Dênisson Déda que deve se reunir com a categoria na próxima segunda-feira, 10. A greve teve início no último dia 29 e não há previsão de quando as aulas retornam. No município, 90% da rede de ensino está paralisada. O prefeito declarou ao Portal Infonet que considera o movimento “inoportuno”, pois segundo ele os canais de negociação sempre estiveram abertos.  

“O que coloquei para os professores é que por enquanto o município só tem condições de pagar os 2/3, que está de acordo com a lei do Piso. Por conta da crise não podemos dar mais que isso por enquanto, se não vamos ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, explicou Dênisson.

Laranjeiras e Salgado

Em Laranjeiras, os professores decidiram parar na última terça-feira, 4, e alegam que há morosidade da prefeitura em negociar o pagamento do Piso Nacional. Na manhã desta quinta-feira, 6, a categoria fez assembléia para avaliar o movimento e à tarde deverá visitar a Câmara de Vereadores. A informação da prefeitura de Laranjeiras é de que não há condições de atender todas as reivindicações da categoria por falta de recursos e já sinalizou que irá pedir a ilegalidade da greve.

Já em Salgado a situação não é diferente. Paralisados desde o dia 29 os professores estavam com uma reunião marcada para esta semana que foi desmarcada em “cima da hora”, afirmou Ginaldo dos Santos diretor da sub-sede do Sintese do centro-sul do Estado. “Essa atitude dela complicou mais ainda o retorno das aulas”, explicou.

Segundo Ginaldo, 100% da rede municipal de ensino está paralisada. Na próxima segunda-feira, 10, os professores se reúnem para avaliar o movimento grevista que não tem data para acabar.  O Portal Infonet entrou em contato com a prefeita de Salgado, Janete Alves, mas a informação é de que ela estaria numa reunião e não poderia falar no momento.  

Por Carla Sousa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais