Matemática: curso amplo e fascinante

Profissional tem que ter talento para resolver problemas e enfrentar desafios
Se a matemática é normalmente a disciplina mais temida entre os estudantes de todas as idades, o curso de graduação costuma fascinar a quem se aventura nele. Quem conta isso é o professor de matemática Danilo Lemos Batista, que faz parte do corpo docente da Universidade Tiradentes e da rede estadual de ensino. Ele, que também já deu aulas na Universidade Federal de Sergipe (UFS), conversou com o Portal Infonet e contou mais detalhes sobre o curso de graduação e sobre a atuação do profissional da Matemática.

Profissão e mercado de trabalho

Segundo Danilo, o profissional pode seguir duas vertentes: bacharelado e licenciatura. Quem escolher a primeira opção provavelmente vai se dedicar a pesquisas científicas ou lecionar em universidades. Esse profissional, no entanto, não tem habilitação para dar aulas na educação básica.

“O objetivo da licenciatura é formar o cidadão utilizando a matemática como um meio de interpretar a realidade. Esse profissional também está habilitado para desenvolver pesquisas, principalmente na área de educação matemática, além de lecionar em universidades e nos ensinos médio e fundamental”, explica..

Em relação ao mercado de trabalho, Danilo afirma que há uma carência muito grande de profissionais em todo o país. “O mercado é amplo, não só em Sergipe. A matemática é prioridade na formação do indivíduo, por isso a importância e a demanda pelo profissional da matemática nunca vai diminuir. Talvez a realidade financeira desestimule a procura pelo curso”, conta o professor.

Danilo tem bacharelado e licenciatura em matemática
Pré-requisitos

Qualquer pessoa que deseja seguir determinada profissão tem que ter o mínimo de aptidão para a carreira. E com a Matemática não é diferente. Danilo diz que quem se decidir pelo curso tem que ser bastante curioso pela ciência da matemática. Além disso, a pessoa tem que ter determinação, foco e criatividade, pois terá que desenvolver estratégias para resolver problemas.

“Não é necessário ter sido bom em matemática na escola para fazer o curso. Até porque a disciplina do ensino básico é bem diferente daquilo com o que nos deparamos na universidade”, completa.

Graduação

Em Sergipe, as duas universidades oferecem o curso de Matemática. Mas apenas na UFS o candidato pode escolher entre bacharelado ou licenciatura. Danilo Lemos tem formação em Matemática nessas duas instituições: bacharelado pela UFS e licenciatura pela Unit.

Durante o primeiro ano do curso, alunos de licenciatura e bacharelado cursam juntos as mesmas disciplinas básicas: Cálculo, Álgebra Linear, Fundamentos de Geometria, dentre outras.

A partir do segundo ano de curso, os alunos da licenciatura se deparam com disciplinas como política educacional, psicologia da educação, didática e metodologia do ensino, e fazem estágio em estabelecimentos de ensino médio e fundamental. Enquanto os alunos de bacharelado dedicam-se a disciplinas mais específicas como Equações Diferenciais, Topologia, Análise e estudos dirigidos, preparando-o para a carreira de pesquisador em Matemática.

Conselhos

Para quem tem interesse em seguir a carreira, seja em bacharelado ou licenciatura, Danilo manda um estímulo. “Essas pessoas tem que se aproveitar da carência de profisionais no país e investir na carreira. Mas antes disso, é bom se esclarecer sobre as possibilidades de atuação e vislumbrar as possibilidades futuras para não se decepcionar depois”, finaliza.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais