SEED traçará plano de prevenção às drogas nas escolas públicas

(Foto: Ascom)
A Secretaria de Estado da Estado (Seed), por meio do Departamento de Educação (DED), vai promover oficinas de prevenção ao uso indevido de drogas em Aracaju e no interior do estado, no período de 19 de outubro a 5 de novembro. O objetivo é elaborar o Plano de Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas da Rede Estadual de Ensino.

De acordo com a diretora do DED, professora Izabel Ladeira, o objetivo é capacitar gestores e educadores sobre o problema do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas nas escolas públicas. “O nosso trabalho será realizado numa perspectiva preventiva e sistêmica voltada para a valorização da saúde no âmbito escolar”, disse a diretora.

Na tarde desta terça-feira, 13, a professora Izabel Ladeira se reuniu com diretores e técnicos dos Departamentos Regionais de Educação para apresentar e definir o calendário das oficinas, que irão representar uma oportunidade de atualização do conhecimento teórico sobre o problema do uso indevido de drogas nas escolas públicas. “O problema da droga é pedagógico; não é um caso de polícia. A escola tem que assumir a sua responsabilidade. A polícia é nossa parceira, mas não é a solução”, disse a diretora do DED.

São objetivos específicos das oficinas: sensibilizar os educadores quanto ao seu papel no tocante à problemática do uso de drogas lícitas e ilícitas na atualidade; contribuir para a redefinição de concepções no que se refere ao problema das drogas e planejar ações preventivas. “Iremos proporcionar aos educadores conhecimentos técnico-científicos que contribuam para a construção de concepções atualizadas a respeito do problema”, disse Izabel Ladeira.

Ao fazer uma análise do contexto social dos alunos da rede estadual, a Seed identificou gravidez na adolescência; abuso sexual; prostituição infantil e uso indevido de drogas. Quanto ao ambiente educacional, foram identificados: intensa agressividade; intolerância; delinqüência e sentimento de abandono. “Os dados descritos expõem as crianças e jovens a situação de risco social e vulnerabilidade”, afirmou Izabel Ladeira.

Ela lembrou que o próprio Ministério da Saúde estabelece que a prevenção voltada para o uso abusivo ou dependência de álcool e outras drogas pode ser definida como um processo de planejamento, implantação e implementação de múltiplas estratégias voltadas para a redução dos fatores de vulnerabilidade e risco específicos, e fortalecimento dos fatores de proteção.

Oficinas

As oficinas serão realizadas em duas etapas: a explanação teórica e a elaboração do Plano de Prevenção ao Uso de Drogas numa carga horária de oito horas. Cada Departamento Regional de Educação vai participar com um professor e o coordenador.

A primeira oficina tem início no dia 19 desse mês na DRE 9, de Nossa Senhora da Glória; no dia 20 acontecerá na DRE 7, em Gararu; dia 21 na DRE 2, em Lagarto; 22 DEA (Aracaju); 27 na DRE 3, em Itabaiana; 28 DRE 8, Aracaju; 29 na DRE 6, em Própria; 4 de novembro na DREs 4 e 5, em Japaratuba e Nossa Senhora das Dores e no dia 5 de novembro na DRE 1, em Estância.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais