Em meio a muita expectativa, alunos de instituições de nível superior sergipanas compareceram ao auditório do Sebrae na última quinta-feira,22, para acompanhar o resultado do Desafio Sebrae 2009, maior jogo virtual do mundo. A grande vencedora estadual foi a equipe Roletrando, composta pelos estudantes Vinicius Almeida Castro e Danilo Reinert da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Thiago Melo da Universidade Tiradentes (Unit)
“No Desafio Sebrae encontrei um novo mundo, que não conhecia. Ampliou muito a minha visão de como lidar com negócios, mercado e com os investimentos que você tem à disposição para investir no seu negócio”, destaca Danilo Reinert, representante da equipe Roletrando. Ele confessou ter iniciado no desafio por influência do amigo Danilo, embora sempre tivesse interesse em conhecer o tema empreendedorismo mais de perto.
A competição é voltada para estudantes de graduação que simulam uma concorrência entre empresas em um mercado virtual. O jogo envolve desafios de gestão na área de finanças, recursos humanos, aquisição de matérias primas, investimento, mídia e relacionamento com o mercado. O desafio tem o objetivo de estimular o espírito empreendedor e disseminar a cultura empreendedora entre os estudantes. Este ano, o tema trabalhado pelas equipes foi uma fábrica de Brinquedos Artesanais.
O Desafio Sebrae é mais uma ação que visa estimular a cultura empreendedora, promovido em parceria com a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Coppe / UFRJ, apoio Banco do Brasil. As equipes podiam ser compostas de três a cinco alunos que estivessem matriculados em alguma instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Em Sergipe, as 10 equipes finalistas tiveram seus nomes divulgados durante o evento, além de terem sido premiados. Durante a cerimônia, as pessoas presentes assistiram a um vídeo institucional do Sebrae em comemoração aos 10 anos do projeto.
Para o diretor técnico do Sebrae Gilson Figueiredo, o projeto tem importância fundamental e é motivo de orgulho para todo o Sistema. “O Desafio Sebrae estimula o que existe de mais importante dentro da filosofia do sistema que é desenvolver o espírito empreendedor nos estudantes. Uma forma de descoberta, de troca de experiência, além de ensinar a gerir uma empresa. Tudo isso se encaixa perfeitamente dentro dos objetivos do Desafio Sebrae”, ressalta o diretor.
Presente na cerimônia, o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa, congratulou os participantes. “Parabenizo os ousados estudantes que vislumbraram a chance na oportunidade do Sebrae em crescer profissionalmente. A iniciativa do Sebrae engrandece os estudantes e as instituições. Só em participar de um evento promovido pelo Sebrae os estudantes já estão crescendo e dando visibilidade aos seus currículos, porque se trata de uma instituição competentíssima, com projetos inovadores”, observa o reitor.
Para Uchôa, os estudantes devem sempre procurar fatos novos, pesquisas e tudo aquilo que faça crescer o conhecimento e envolvimento dele com o que se passa ao redor. “O estudante universitário deve estar ligado nos acontecimentos e a iniciativa do Sebrae merece o apoio das instituições e dos estudantes”, incentivou.
Parceiro desde o início do jogo virtual, o Banco do Brasil marcou presença na premiação. O gerente de mercado da superintendência do banco, Ironi Sidney, observou que, por meio do jogo, o país descobre talentos e esta é uma excelente oportunidade dos jovens contribuírem com a nação. “O Banco do Brasil acredita no jovem, no empreendedorismo, e nós confiamos que podemos juntos fazer um país melhor. Por meio do jogo os universitários descobrem o que querem fazer e nesse meio nós temos empresas que surgirão, e o Banco do Brasil se coloca à disposição, a exemplo da conta universitária, para começar um caso de sucesso”, disse ele.
Vencedores da fase estadual Desafio Sebrae
O estudante da Unit, Thiago Melo, mostrou-se tão empolgado pela conquista estadual que a preocupação era curtir o sucesso do objetivo alcançado, sem perder o foco da apresentação a ser desenvolvida em Brasília. “Sem dúvida chegar até aqui foi algo que nem esperávamos. Hoje é curtir, mas a partir de amanhã, passar a pensar em tudo que vamos começar a fazer para representar bem o nosso Estado”, enfatizou.
Estudante da UFS, Vinícius Almeida de Castro, foi o aglutinante da participação do grupo neste projeto. “Participar do jogo foi um grande aprendizado, tanto na área empresarial, quanto na parte contábil. Aprendemos a não desistir, pois tiveram momentos que as decisões eram difíceis de se tomar”, ressaltou o jovem empreendedor, acrescentando ter valido a pena cada momento do Desafio, cujo aprendizado levará por toda a vida.
Para Alex Sávio, da equipe Playboy, segunda colocada geral no estadual, a falta de tempo foi o que mais pesou para o grupo. “A conciliação de tempo foi o mais difícil durante as fases do Desafio Sebrae, mas tudo é recompensado porque obtivemos experiência como a visão de mercado, administração e investimento”, justificou.
Jogo
O jogo foi construído em torno de um software onde os alunos têm que montar uma empresa, administrá-la, corrigir erros de estratégias e conquistar o consumidor. Tudo isso enfrentando situações reais de mercado, enquanto tentam manter o negócio estável e lucrativo. Vence a equipe ou a empresa que apresentar melhores resultados financeiros.
Números
Este ano 1.525 universitários formaram 356 equipes. O número ultrapassou o de 2008 que foi de 1.380 alunos inscritos. No Brasil, neste ano o total de inscritos chegou a 131 mil alunos. Em Sergipe o curso de administração foi o que contou com maior número de inscritos, 482 participantes, seguido de Ciências Contábeis com 95. Em terceira colocação foi o curso de Direito, tendo 85 participantes, depois Engenharia de Produção com 65 participantes.
Por instituição os números também surpreenderam. Foram 622 inscritos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), 356 da Universidade Tiradentes (Unit), 145 da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), 74 da Faculdade de Sergipe (Fase), 65 da Faculdade José Augusto Vieira (FJAV), 62 da Faculdade Amadeus (Fama) e 42 da Faculdade São Luiz de França.
Premiação
Os integrantes do Roletrando ganharam mochilas, agendas, além de brindes do Banco do Brasil. Já as oito equipes que se saírem bem na semi final nacional e se classificarem para a grande final, irão ganhar laptops. A equipe campeã, além de disputar em março de 2010 a final internacional do Desafio Sebrae, terá a oportunidade de participar de uma missão técnica internacional com destino a um país desenvolvido na Europa, que se destaque em empreendedorismo.
Finalistas
1º lugar: Equipe Roletrando
Alunos da Universidade Tiradentes e Universidade Federal de Sergipe
2º lugar: Equipe Payboy
Estudantes da Universidade Federal de Sergipe
3º lugar: Equipe Engmax
Alunos da Universidade Federal de Sergipe
4º lugar: Equipe Ofiased
Alunos da Universidade Federal de Sergipe, da universidade Tiradentes e da Faculdade Pio X
5º lugar: Equipe Megge
Alunos da Fanese
6º lugar: Equipe Cronópios e Famas
Alunos da Universidade Federal de Sergipe
7º lugar: Equipe: Maranata
Alunos da Faculdade José Augusto Vieira
8º lugar: Equipe A H1N1
Alunos da Universidade Federal de Sergipe
9º lugar: Equipe Fuscão Preto 4.1
Alunos da Universidade Federal de Sergipe
10º lugar: Equipe Odisséia do Sertão
Alunos da Fase
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B