Com a proximidade das provas do vestibulares da Universidade Federal de Sergipe (UFS), cursinhos e colégios embarcam em revisões para que nenhum detalhe dos exames passe despercebidos pelos estudantes. Iniciadas geralmente no mês de setembro, elas chegam a reunir até mil preé-vestibulandos em locais fora da convencional sala de aula, como ginásios de esportes e cinemas. Revisões antes do vestibular atraem alunos a cursinhos e colégios (Foto: Arquivo Infonet)
Fredy Franco, coordenador de um cursinho localizado no centro da capital, diz que nos três meses antecedentes às provas o ‘curso das dicas’, como é popularmente conhecido em vários pré-vestibulares, tem um trabalho baseado em macetes para a resolução de questões e provas de anos anteriores. “Como o modelo adotado pela UFS é o mesmo desde 2000, a gente costuma trazer esses exames anteriores para resolver na sala. Com esse embasamento, é possível ter uma noção do que pode cair na prova”, explica.
Segundo Fredy, alguns professores do cursinho já chegaram a acertar temas de redação e, às vésperas da prova, resolver questões bem semelhantes às que foram cobradas. Ele adverte, entretanto, que o estudante já deve estar preparado anteriormente. “A revisão serve para reforçar o conteúdo e lembrar ao aluno de algo que ele tenha perdido ao decorrer do ano. Com essa medida, a gente tenta guiá-lo para fazer a prova”, acrescenta. Fredy diz que até mil alunos assistem as revisões nas vésperas das provas
Além do ‘curso das dicas’, há também a revisão realizada nos dias em que ocorre o vestibular da UFS. Por atrair até mil alunos, a atividade é concentrada no ginásio de esportes do Sesc, localizado no bairro São José.
Matérias Isoladas
Se a dificuldade do aluno reside em alguma disciplina em específico, há a opção de revisar todo o conteúdo em exatas, biologia, redação ou inglês e espanhol. “Alguns assuntos precisam de maior ênfase, pois costumam ser sempre cobrados no vestibular. Em cada matéria, são seis horas de aulas semanais”, explica o professor Aroldo, coordenador de outro curso. Em média, as turmas chegam a atrair até 450 alunos. As aulas começaram na última terça-feira, 3. Cinema também é local de revisão (Foto: Arquivo Infonet)
Aulas no cinema
Já nos colégios, as revisões costumam ocorrer em lugares menos comuns com o objetivo de atenuar a pressão pré-prova. De acordo com Flávio Costa, coordenador do ensino médio assistente de um colégio no bairro Jardins, no dia 15 deste mês a revisão terá início em uma sala de cinema. “Nossa intenção e tirar o aluno do cotidiano, tentar criar um dia de lazer onde se aprende de forma lúdica”, conta.
Nos dias 3 e 4 de dezembro é a vez dos mais de 200 estudantes de outro colégio da mesma área que terão uma grande aula de revisão antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da prova da UFS também no cinema. “Mas a partir do dia 16 deste mês a gente já muda o ritmo, com aulas de domingo a domingo, em um calendário especial. Quem acompanha, com certeza aumenta o desempenho”, avisa Marcos Vinícius, coordenador do 3º ano assistente da instituição.
Por Diógenes de Souza e Glauco Vinícius
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B