Sindipema pede que vereadores votem contra projeto da Prefeitura

Professores lotaram galeria da Câmara Municipal de Aracaju
A sessão plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi dedicada, na manhã desta segunda-feira, 30, aos professores da rede municipal de ensino. Insatisfeitos com a proposta de reajuste salarial da categoria apresentada pelo prefeito Edvaldo Nogueira na última sexta-feira, 27, o magistério pede o apoio dos vereadores para que votem contra ao projeto enviado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). A propositura deve ser votada nesta quinta-feira, 3.

Para o vice-presidente do Sindicado dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), José Ailton Castro, a proposta para a implantação do piso da categoria não é viável, pois interfere de forma negativa no plano de carreira do magistério. Ou seja, o aumento ocasionará, em outra esfera, perdas de benefícios conquistados durante décadas.

“Com a proposta da prefeitura o reajuste salarial para mudança de letras, o que chamamos de progressão horizontal, que era de 6%, cai para 3%. A mudança de letra acontece a cada três anos; o professor começa obrigatoriamente na letra A e, após três anos, muda para a B, e assim sucessivamente. A mudança de nível, ou progressão vertical, também sofrerá perdas com essa proposta apontada por Edvaldo Nogueira”, explica o vice-presidente.

Para o vice-presidente do Sindipema, reajuste traz prejuízos à categoria
Além disso, José Ailton afirma que, nessa propositura, o prefeito apresenta reajustes diferentes para os professores que estão começando e para aqueles que estão em fim de carreira. “O reajuste é de até 44% para aqueles que estão chegando, e de até 5% para os que estão saindo”, diz José Ailton.

“Queremos que ele implemente o piso salarial sem mexer, no entanto, no nosso plano de carreira. Sinto que alguns vereadores estão comprometidos com nossa causa, mas outros não”, finaliza o vice-presidente. Na próxima quarta-feira, 2, os professores se reúnem em assembléia para definir os próximos passos da categoria a partir dos resultados desta sessão especial.

Posição dos vereadores

Vereador Nitinho garante que dará apoio ao magistério
O vereador Nitinho (DEM) foi um dos parlamentares que garantiram o apoio à causa dos professores e, possivelmente, votará contra o projeto enviado pela prefeitura. “É um retrocesso quando se tira direitos conquistados durante 30 anos”, declara Nitinho.

Já a vereadora Rosângela Santana (PT), afirma que terá que analisar o projeto antes de tomar qualquer decisão. “O meu entendimento é que o prefeito tem estado aberto às negociações e tem encontrado dificuldades com a redução das finanças de 2009. Eu espero que prefeito e Sindipema cheguem a um equilíbrio”, afirma Rosângela.

Por Helmo Goes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais