Já está quase tudo pronto para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A coordenação em Aracaju do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), empresa responsável pela aplicação das provas, se reuniu com a Polícia Militar nesta quinta-feira, 3, para discutir as estratégias que garantiriam a realização do exame e o sigilo do conteúdo das provas.
De acordo com a coordenadora do Cespe em Aracaju, Cleusa de Moura, os malotes com as provas sairão dos Correios às 3h da manhã de sábado, 5, e serão escoltados por viaturas militares até os 79 locais de prova (31 escolas em Aracaju e 48 escolas nos municípios do interior do estado). Os malotes serão recebidos às 6h pelos policiais de cada escola, que deverão permanecer no local até a devolução dos malotes. O mesmo procedimento será adotado no segundo dia de prova, este domingo, 6 de dezembro.
O treinamento dos diretores das unidades de ensino acontece nesta quinta-feira, 3, às 19h – no Colégio Dinâmico –, e será ministrado pela coordenadora nacional do Cespe, Maria Arlete.
Orientações
Os mais de 50 mil estudantes que irão fazer a prova do Enem neste sábado e domingo, 5 e 6, em Sergipe devem ficar atentos ao horário de realização do Exame. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 11h e fechados às 11h55 (12h55 no horário de Brasília/DF) e os alunos deverão comparecer até esse horário munidos de carteira de identidade. Os candidatos que não receberam na residência o cartão indicando o local e horário das provas devem acessar o site do Enem para pegar essas informações.
O exame, aplicado às 12h, será composto por 45 itens de múltipla escolha relativos a quatro áreas de conhecimento: linguagens e códigos (incluindo redação); ciências humanas; ciências da natureza e matemática. Por enquanto, as provas não trarão questões sobre língua estrangeira, mas a partir do próximo ano itens sobre esse assunto serão cobrados no exame.
Os candidatos adeptos de religiões que não exercem nenhuma atividade aos sábados (mais conhecidos como sabadistas) poderão fazer as provas em horário diferente dos outros candidatos. Uma equipe da Cespe ficará disponível nos locais de prova para aplicar o exame às 18h, depois que os outros estudantes tiverem entregado as provas. Os sabadistas deverão comparecer aos locais no mesmo horário que os outros alunos, até às 12h, e ficarão reservados numa sala até o início do exame.
Utilização
Em Sergipe, apenas o Instituto Federal de Sergipe (IFS), antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (CEFET), utilizará o processo como fase única do sistema de seleção. A Universidade Federal de Sergipe optou pela utilização do resultado do Enem na distribuição das vagas remanescentes, que sobrarem do Processo Seletivo Seriado.
O resultado do Enem também será utilizado como critério classificatório para o Programa Universidade para Todos (Pró-Uni), que oferece a alunos da rede de ensino público bolsas de estudos em universidades particulares.
Por Carla Santana