Poço Redondo: 23 escolas sem autorização

Faltam professores de algumas matérias em Poço Redondo
Turmas misturadas, falta de professores e escolas sem estrutura. Situações como essas podem ser encontradas no Município de Poço Redondo, distante 185 km da capital sergipana. Segundo a promotora da comarca de Poço Redondo, Maria Rita Machado Figueiredo, 23 escolas do município estão funcionando sem autorização. Por conta disso, elas estão sendo objeto de inspeção por parte do Conselho Municipal de Educação.

Algumas unidades dos povoados onde funcionavam turmas multisseriadas foram fechadas. “Como o número de alunos desses povoados era insuficiente para preencher a turma da série correspondente, o que se fazia era misturar alunos do ‘pré’ até a 4ª ou 5ª série, ou seja, ninguém aprendia nada porque é humanamente impossível uma professora conseguir ministrar uma aula para alunos que estão em situações tão distintas de aprendizado”, disse a promotora.

Poço Redondo passa por problemas na educação
De acordo com a promotora o problema agora é que alguns desses alunos têm de se deslocar até 30 km para assistir aula. “Os pais desses alunos reclamaram, pois seus filhos necessitam ir a povoados distantes. Nós justificamos que essa é uma situação temporária, nesse momento é preciso que eles estudem em uma escola que proporcione condições melhores”, afirmou.

Em uma reunião recente ficou estabelecido um prazo para que as escolas do município se adéqüem. “O Ministério público entrou com uma Ação Civil Pública, a partir daí concedemos um prazo de 60 dias para elaboração de um projeto em conjunto com representantes da Secretaria de Educação, representantes do conselho de direito, Sintese e Conselho Municipal de educação para dizer quais serão as escolas que deverão ser reformadas para receber esses alunos. Só assim poderemos acabar definitivamente as turmas multisseriadas colocando cada aluno na sua série correta”, esclareceu a promotora Maria Rita.

Transporte

Promotora explica que a pior situação, a de turmas misturadas, está sendo resolvida
Outro problema encontrado no município é com relação ao transporte dos estudantes, pois os ônibus estão em desacordo com o código brasileiro de trânsito. Segundo a promotora de Poço Redondo houve denúncias de que o transporte escolar não estava sendo usado apenas para transportar estudantes. “Recebemos denúncias que o transporte escolar não estava sendo usado apenas para o transporte dos alunos, mas há a prática da carona tornando os veículos superlotados e muitas vezes colocando os estudantes em risco porque eles têm de vir em pé dentro do ônibus”, contou.

Resposta da Prefeitura

Para o prefeito de Poço Enoque Salvador de Melo, o ‘Frei Enoque’ o município enfrenta problema de recursos. “No ano passado, 25,7% do orçamento do município foi comprometido com a Educação. Neste ano com a implementação do piso nacional dos professores no valor de R$ 1024,67 nós já estamos com 75% do nosso orçamento para educação comprometido apenas com o pagamento de salários dos professores. Além do mais o repasse do Fundeb veio menor em relação aos três primeiros meses do ano passado. Fora isso ainda temos que realizar manutenção de escolas, pagamento de outros funcionários como merendeira e vigia, compra de carteira e material didático.”, reclamou.

Frei Enoque diz que o município enfrenta problemas de recursos
Com relação às turmas multisseriadas o prefeito disse que o problema se deu por conta de uma recomendação do Ministério da Educação (MEC). “Existe uma recomendação do MEC em que não pode haver menos de 35 alunos por turma, por isso tivemos que juntar as turmas nos povoados então tinha, por exemplo, três alunos da terceira, dez da primeira e oito da quarta numa mesma sala, isso gerou um dado em que temos 46,9% de analfabetos funcionais no município. São alunos que passam não por que sabem, mas pela idade, porque já estão a dois anos repetindo”, disse.

Na questão da falta de alguns professores, o prefeito de Poço Redondo informou que será realizado um concurso público para contratação dos docentes. “Nós teremos que fazer um concurso para o município, pois estamos precisando de professor de Inglês, de Educação Física, e de matemática. Atualmente temos 258 professores, o problema aí é que com mais contratação a situação vai ficar pior, pois teremos mais despesas”, falou.

Já em relação ao transporte escolar Frei Enoque contou que a situação é agravada por conta da rede Estadual. “Falta transporte para os alunos da rede Estadual, aí esses alunos acabam usando o ônibus do município tornando eles superlotados. Aí você tem um problema que é o das estradas, pois nosso município tem 1200 km² e alguns alunos se deslocam até 30 km. Mas nós estamos trabalhando para resolver esses problemas e espero encontrar uma solução entre a prefeitura, conselhos e Ministério Público”, concluiu o prefeito de Poço Redondo.

Por Bruno Antunes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais